Dívida pública volta a subir. Está novamente perto dos 250 mil milhões

A dívida pública aumentou mil milhões de euros entre julho e agosto, em resultado das emissões de dívida. Reaproxima-se do recorde acima de 250 mil milhões de euros.

A dívida pública aumentou mil milhões de euros entre julho e agosto, em resultado das emissões de dívida. Reaproxima-se assim do recorde acima de 250 mil milhões de euros. Os dados foram disponibilizados pelo Banco de Portugal esta segunda-feira.

De acordo com a instituição liderada por Carlos Costa, em agosto a dívida pública portuguesa na ótica de Maastricht, a que conta para Bruxelas usar no Procedimento dos Défices Excessivos situou-se em 249,3 mil milhões de euros. Trata-se de um aumento de mil milhões de euros face ao valor que se registava em julho, com o endividamento público a reaproximar-se novamente do valor recorde de 250.520 milhões estabelecido em maio.

Dívida pública reaproxima-se de recorde

Fonte: Banco de Portugal

O Banco de Portugal explica que para o aumento da dívida registado em maio contribuíram “essencialmente as emissões de títulos de dívida“.

Em agosto, Portugal foi ao mercado apenas numa ocasião. A 15 de agosto colocou mil milhões de euros em dívida de curto prazo através de dois leilões de bilhetes do Tesouro a três e 11 meses. Ou seja, um valor equivalente ao do crescimento da dívida pública verificado naquele mês.

Ainda assim a dívida pública líquida até caiu. “Os ativos em depósitos das administrações públicas aumentaram 3,8 mil milhões de euros, pelo que a dívida pública líquida de depósitos registou um decréscimo de -2,8 mil milhões de euros em relação ao mês anterior, totalizando 224,9 mil milhões de euros“, adianta o Banco de Portugal.

(Notícia atualizada às 11h41 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Dívida pública volta a subir. Está novamente perto dos 250 mil milhões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião