Portugal entre os países da Europa com maior recuo homólogo do desemprego

Face ao ano passado, Portugal está entre os países europeus que registaram um maior recuo da taxa de desemprego: de 8,8% em agosto de 2017 para 6,8% em agosto de 2018.

Portugal está entre os países europeus que registaram um maior recuo homólogo da taxa de desemprego: de 8,8% em agosto de 2017 para 6,8% em agosto de 2018. De acordo com os dados divulgados, esta segunda-feira, pelo Eurostat, em agosto, o desemprego diminuiu para 8,1% na Zona Euro e para 6,8% na União Europeia. Desde 2008 que a taxa de desemprego na Europa não era tão baixa.

No último mês, o desemprego na região da moeda única recuou para 8,1%, valor que compara com os 8,2% registados em julho deste ano e com os 9% verificados em agosto do ano passado. “Esta é taxa mais baixa registada na Zona Euro desde novembro de 2008″, nota o Gabinete de Estatísticas da União Europeia.

No que diz respeito à Europa a 28, o desemprego caiu para 6,8% em agosto, mantendo-se estável em relação ao mês anterior e recuando face aos 7,5% verificados no mesmo período do ano anterior. “Esta mantém-se a taxa mais baixa da União Europeia desde abril de 2008”, sublinha o Eurostat.

Desemprego na Europa em mínimos de 2008

Fonte: Eurostat

No mês passado, foi na República Checa (2,5%), na Alemanha e na Polónia (ambos com 3,4%) que se registaram as taxas de desemprego mais baixas da Europa. Por outro lado, a Grécia (19,1% em junho) e Espanha (15,2%) ocupam os lugares cimeiros desta tabela.

Já na comparação homóloga, destaque para Chipre (de 10,5% para 7,5%), Croácia (de 10,9% para 8,5%), Grécia (de 21,3% para 19,1%) e Portugal (8,8% para 6,8%) por terem sido os Estados-membros que registaram um maior recuo homólogo da taxa em causa.

Os dados divulgados pelo Eurostat, esta segunda-feira, confirmam a estimativa que já tinha sido avançada pelo Instituto Nacional de Estatística. De acordo com o INE, em agosto, a taxa de desemprego em Portugal tocou mesmo em mínimos de 2002.

(Notícia atualizada às 11h03).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal entre os países da Europa com maior recuo homólogo do desemprego

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião