Finanças fecham a porta a aumento de 10 euros a todos os funcionários públicos

  • ECO
  • 3 Outubro 2018

Além de um aumento generalizado a todos os funcionários públicos, Governo, PCP e BE estarão ainda a preparar subida do salário mínimo na função pública.

O Governo está a negociar aumentos de 10 euros a todos os funcionários públicos, avança o Jornal de Negócios esta quarta-feira [acesso condicionado]. Isto depois de o primeiro-ministro, António Costa, ter dito, na segunda-feira e em entrevista à TVI, que preferia aumentar os funcionários públicos com salários mais baixos do que optar por um menor mas mais generalizado aumento a toda a função pública.

A decisão não estará ainda totalmente fechada porque as negociações para o Orçamento do Estado ainda decorriam na noite desta quarta-feira. O jornal adianta ainda que a proposta deverá ser apresentada nas reuniões com os sindicatos, marcadas para esta quinta-feira à tarde.

Entretanto, as Finanças vieram negar esse cenário. “O Ministério das Finanças nega que esteja a estudar aumentos de dez euros para toda a função pública“, afirmou fonte oficial do Ministério de Centeno ao Público já nesta quinta-feira.

Contudo, a proposta terá estado em cima da mesa nas discussões das negociações entre o Governo e o Bloco de Esquerda que decorreram na noite desta quarta-feira. Um bolo de 120 milhões, garantiria um aumento de 10 euros para todos os funcionários públicos, mas também que ninguém ficaria a receber menos de 635 euros na Função Pública, como avançou o Jornal de Negócios.

De acordo com aquele jornal, Governo, PCP e Bloco de Esquerda estarão ainda a preparar uma subida do salário mínimo da função pública para 635 euros [no início do próximo ano, o salário mínimo vai subir para 600 euros], o que implica um aumento mais significativo nos escalões mais baixos.

(Notícia atualizada com a resposta oficial das Finanças ao Público)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Finanças fecham a porta a aumento de 10 euros a todos os funcionários públicos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião