Avanço de 1% da Galp Energia dita ganhos ligeiros em Lisboa

A bolsa nacional começou a sessão com ganhos ligeiros, pela segunda sessão. PSI-20 está a ser suportado pela subida de 1% das ações da Galp Energia.

A bolsa nacional começou a sessão com ganhos ligeiros, avançando assim pela segunda sessão consecutiva. O PSI-20 está a ser suportado pela subida de 1% das ações da Galp Energia. Na Europa, o sentimento é misto.

O índice PSI-20 arrancou a somar uns ligeiros 0,02%, para 5.295,38 pontos, num período em que a tranquilidade parece ter regressado aos mercados com o alívio da tensão em Itália.

Em Lisboa, a Galp Energia é o principal destaque positivo. As ações da empresa liderada por Carlos Gomes da Silva arrancaram a valorizar 0,86%, para os 17,1 euros, registo que entretanto se alargou já para uma subida em torno de 1,5%. O bom desempenho da petrolífera acontece num dia em que as cotações do petróleo seguem em queda ligeira, mas depois de o preço do barril de brent ter ultrapassado na quarta-feira os 86 dólares no mercado londrino.

Galp avança em Lisboa

A valorização de 0,74%, para os 2,04 euros, das ações da Mota-Engil também ajudam a suportar o rumo do índice lisboeta, num dia em que o BCP também apoia, mas com ganhos de 0,41%, para os 24,63 cêntimos.

O avanço do PSI-20 não é mais acentuada em resultado da queda das ações da EDP, mas também dos títulos do setor da pasta e do papel.

Os títulos da elétrica recuam 0,25%, para os 3,193, numa altura em que continua ensombrada pela polémica dos CMEC. Por sua vez, os títulos da sua participada EDP Renováveis ainda não negociaram.

Já entre as papeleiras, a Altri vê os seus títulos deslizarem 0,98%, para os 8,11 euros, enquanto os da Navigator e da casa-mãe Semapa recuam 0,28% e 1,7%, respetivamente, para os 4,316 e 17,32 euros. A Semapa é, aliás, o título que mais perde em Lisboa.

O recuo dos títulos do setor do papel acontece no dia em que o CaixaBank BPI reviu as suas avaliações para o setor. Por um lado, elevou o preço‐alvo para finais de 2019 da Altri dos 7,85 euros para os 9,40 euros e alterou a recomendação de “underperform” para “neutral”. Já relativamente à Navigator, o preço‐alvo para finais de 2019 foi reduzido dos 5,60 euros para os 5,20 euros e a recomendação passou de “neutral” para “comprar”. Quanto à Semapa, o preço‐alvo também foi reduzido, dos 28,00 euros para os 24,45 euros, tendo mantido a recomendação em “comprar”.

(Notícia atualizada às 8h28 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Avanço de 1% da Galp Energia dita ganhos ligeiros em Lisboa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião