Costa escolhe economia e emprego para tema do debate quinzenal

  • Lusa
  • 9 Outubro 2018

O debate quinzenal realiza-se em plena reta final das negociações do Governo com os seus parceiros de esquerda (Bloco de Esquerda, PCP e PEV) para fechar a proposta de Orçamento do Estado para 2019.

O primeiro-ministro, António Costa, escolheu as questões da economia e do emprego para tema do debate quinzenal, na quarta-feira, na Assembleia da República, disse à Lusa fonte da Secretaria de Estado dos Assuntos Parlamentares.

Neste debate, que será o segundo que se realiza na presente sessão legislativa, a intervenção de abertura pertencerá ao primeiro-ministro.

No plano político, o debate quinzenal realiza-se em plena reta final das negociações do Governo com os seus parceiros de esquerda (Bloco de Esquerda, PCP e PEV) para fechar a proposta de Orçamento do Estado para 2019.

A proposta de Orçamento do Estado vai dar entrada no parlamento na próximo segunda-feira, é debatida na generalidade nos dias 29 e 30 de outubro, devendo ser sujeita a votação final global no dia 29 de novembro.

No plano da economia, ficou-se a saber-se que o Governo se prepara para inscrever uma estimativa de crescimento de 2,2% no próximo ano, acima 0,4 pontos percentuais da mais recente previsão avançada pelo Fundo Monetário Internacional (FMI).

Já no que respeita à evolução do mercado de emprego, o executivo socialista espera terminar o próximo ano com um desemprego de 6%.

Ainda em relação ao cenário macroeconómico do próximo ano, o Governo aponta para uma redução da dívida pública até 119% do PIB (Produto Interno Bruto) e para uma descida do défice para 0,2%.

No plano político, o secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Pedro Nuno Santos, recusou-se a dar como fechada a questão negocial do Orçamento, dizendo apenas que as negociações “estão a ser duras”, mas dentro de um “espírito” para que tudo resulte uma “boa” proposta.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Costa escolhe economia e emprego para tema do debate quinzenal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião