Fitch sobe rating do BPI. Iguala nota de Portugal

  • ECO
  • 11 Outubro 2018

Depois da S&P ter elevado a notação financeira do BCP, a Fitch reviu em alta o rating atribuído ao BPI. Subiu-o em um nível, igualando-o ao de Portugal.

A Fitch melhorou a notação financeira do banco liderado por Pablo Forero. Já o tinha tirado de “lixo”, mas agora voltou a aumentar o rating, colocando-o ao nível do de Portugal.

“O Banco BPI informa que a agência de rating Fitch Ratings melhorou o rating da dívida de longo prazo do banco de ‘BBB-‘ para ‘BBB’, o que significa uma subida de um nível na escala de grau de investimento (investment grade)”, refere o banco em comunicado enviado à CMVM.

“O rating de dívida de longo prazo do banco passa a igualar a notação de rating atribuída à República Portuguesa“, salientando o banco controlado pelo CaixaBank.

Recorde-se que, recentemente, a S&P reiterou a notação do BPI e do Totta (‘BBB-‘, para ambos), isto ao mesmo tempo que melhorou a classificação atribuída ao BCP, ainda que mantendo-o em “lixo”. Passou de “BB-” para “BB”.

“Os bancos portugueses estão a fazer progressos, apresentando resultados positivos após seis anos de prejuízos. Esperamos que esta tendência continue”, disse, à data, a S&P.

Apoie o jornalismo económico independente. Contribua

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso. O acesso às notícias do ECO é (ainda) livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo rigoroso e credível, mas não só. É continuar a informar apesar do confinamento, é continuar a escrutinar as decisões políticas quando tudo parece descontrolado.

Introduza um valor

Valor mínimo 5€. Após confirmação será gerada uma referência Multibanco.

Comentários ({{ total }})

Fitch sobe rating do BPI. Iguala nota de Portugal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião