Greve da Função Pública pode juntar UGT e CGTP no dia 26

  • Marta Santos Silva
  • 12 Outubro 2018

Saindo desiludidos da reunião com o Ministério das Finanças, onde não houve notícia sobre aumentos, os sindicatos da Administração Pública confirmaram ter pré-avisos de greve para o fim do mês.

As três principais forças sindicais da Administração Pública, a Fesap (UGT), o STE (UGT) e a Frente Comum (CGTP) poderão juntar forças a 26 de outubro para exigir aumentos salariais para todos os trabalhadores do Estado, entre outras reivindicações.

Os pré-avisos de greve já terão sido entregues, confirmaram os dirigentes sindicais José Abraão e Helena Rodrigues aos jornalistas à saída da reunião, esta sexta-feira, com Mário Centeno, onde não terá havido propostas concretas nem desenvolvimentos no âmbito de aumentos salariais.

Ana Avoila, dirigente da Frente Comum, acrescentou que a sua greve já estava convocada há muito tempo. Aproveitou ainda para sublinhar que não existe concertação entre os sindicatos mas apenas greves convocadas para o mesmo dia pela mesma revolta. “Cada sindicato vai fazer a sua greve. Não houve discussões conjuntas”, acrescentou. “A greve de dia 26 é muito importante e toda a gente se deve juntar”.

Sem novidades na que foi já a quarta reunião entre os sindicatos do setor e a tutela, Helena Rodrigues, dirigente do STE, mostrou-se desiludida e garantiu que o STE já entregara um pré-aviso de greve para se associar à mobilização de dia 26 de outubro, caso continuem sem haver propostas satisfatórias para as exigências dos trabalhadores.

Também a Fesap, membro da UGT, entregou um pré-aviso de greve para o mesmo dia. O dirigente sindical José Abraão afirmou que o Governo deveria procurar responder aos pedidos de normalidade e atualização salarial do Estado agora que as contas públicas parecem permiti-lo.

Todos os sindicatos confirmaram ainda que deverá haver novas reuniões na próxima semana, após a apresentação do texto da proposta do Orçamento do Estado para 2019 na segunda-feira. O avanço da greve dependerá, também, das propostas que surjam nesse documento e nas reuniões subsequentes.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Greve da Função Pública pode juntar UGT e CGTP no dia 26

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião