Sonae traz bolsa portuguesa de volta aos ganhos. Sobe mais de 5% depois de cancelar OPV

Lisboa regressou aos ganhos com o desempenho positivo da dona do Continente. A Sonae disparou mais de 5% após o fracasso da OPV da Sonae MC.

A Sonae trouxe a bolsa portuguesa de volta aos ganhos, ao valorizar mais de 5% depois de desistir da oferta pública de venda (OPV) da Sonae MC. Na última sessão da semana, Lisboa terminou no verde, recuperando de mínimos de um ano e meio.

O índice de referência nacional, o PSI-20, terminou a sessão a subir 0,25% para os 5.006,81 pontos. Das 18 cotadas, dez subiram e oito desceram. Apesar de a Sonae puxar pela bolsa, a Galp Energia impediu ganhos mais pronunciados.

A dona do Continente liderou os ganhos, ao valorizar 5,19% para os 0,87 euros, enquanto a Sonae Capital subiu 3,06% para 74,20 cêntimos. Este desempenho acontece depois de, na quinta-feira, o grupo ter decidido cancelar a OPV a decorrer. A empresa deu, assim, um passo atrás na dispersão do capital da empresa de retalho, justificando-o com a tensão nos mercados.

Nas perdas destacou-se a Galp Energia, que derrapou 1,26% para os 15,65 euros, e a EDP, que recuou 0,88% para os 3,05 euros. Também as papeleiras Navigator e Semapa terminaram no vermelho, enquanto a Altri conseguiu fechar a sessão com ganhos de 3,62%.

Lisboa escapa desta forma à tendência negativa que se sentiu na generalidade das praças europeias. O índice de referência Stoxx 600 caiu 0,1%, o espanhol IBEX 35 recuou 1,1%, e o alemão DAX fechou a descer 0,2%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Sonae traz bolsa portuguesa de volta aos ganhos. Sobe mais de 5% depois de cancelar OPV

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião