Sacos de plástico ficam 50% mais caros. Orçamento eleva preço para 12 cêntimos

  • Lusa
  • 12 Outubro 2018

No próximo ano, o preço dos sacos de plástico vai aumentar de oito para 12 cêntimos. A medida foi proposta pelo PAN e constará do Orçamento do Estado para 2019.

O preço dos sacos de plástico vai aumentar de oito para 12 cêntimos. A medida constará da proposta do Governo de Orçamento do Estado para 2019, segundo o PAN.

O deputado do PAN (Pessoas-Animais-Natureza), André Silva, adiantou, esta sexta-feira, à Lusa que o Governo vai inscrever pela primeira vez quatro medidas do partido na proposta de Orçamento do Estado que será entregue na Assembleia da República na próxima segunda-feira.

“Há claramente uma diferença este ano relativamente aos outros anos, nós nunca conseguimos ter nenhuma medida inscrita no OE na generalidade, na proposta original, há claramente aqui um movimento do PS de aproximação aquelas que são as posições do PAN”, enfatizou.

Uma das medidas que o PAN diz que será inscrita da proposta do Governo é “um aumento da contribuição sobre os sacos de plástico leves de oito cêntimos para 12 cêntimos”, referindo que o objetivo é a redução do consumo de sacos de plástico no país.

O deputado destacou ainda uma outra medida na área da inclusão social e que pretende dar prioridade ao apoio de projetos de entidades que fazem formação a cães de guia e a cães de assistência.

“Uma medida que vai dar resposta a centenas de pessoas que estão em lista de espera para adquirir um animal destes que tem um custo de 15 a 20.000 euros. Trata-se de pessoas com doenças como a diabetes, epilepsia, pessoas cegas, com dificuldades motoras ou crianças com autismo”. Para o PAN, o mais importante é “dar autonomia às pessoas em vez do habitual subsídio”.

Em último lugar, uma medida é considerada pelo PAN como de “justiça tributária”. Trata-se de “pôr fim à isenção da taxa de IVA para os artistas tauromáquicos quando todos os prestadores de serviços pagam IVA”.

O deputado não quis adiantar o sentido de voto do PAN, mas sublinhou que “ao acolher quatro medidas, há aqui uma diferença relativamente aos outros anos o que demonstra uma aproximação e uma preocupação com posições mais éticas e de inclusão que não são apenas do PAN mas de muitos milhares de pessoas”.

Comentários ({{ total }})

Sacos de plástico ficam 50% mais caros. Orçamento eleva preço para 12 cêntimos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião