5 coisas que vão marcar o dia

O dia vai ser marcado pela greve da Função Pública, que terá impacto em vários setores. Serão também divulgados dados sobre as empresas em Portugal, e os resultados do CaixaBank.

O dia vai ser marcado pela greve da Função Pública, que terá impacto em vários setores, nomeadamente nas escolas e hospitais. Serão também divulgados dados sobre as empresas em Portugal, e sobre as deslocações turísticas dos residentes. Em Espanha, o CaixaBank vai apresentar resultados, e nos Estados Unidos é conhecida a evolução do Produto Interno Bruto.

Administração Pública em greve nacional

Os protestos da Função Pública foram convocados pela Frente Comum de Sindicatos da Administração Pública. Esta greve pode encerrar escolas e serviços públicos, bem como cancelar atos médicos, como consultas O objetivo dos sindicatos é tentar pressionar o Governo a garantir aumentos salariais aos funcionários públicos em 2019, e a revalorização das carreiras. Os salários não são atualizados desde 2009.

Panorama das empresas em Portugal

O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulga os dados provisórios dos principais indicadores estatísticos que caracterizam a estrutura e evolução do setor empresarial português, para o ano de 2017. As informações são recolhidas a partir do Sistema de Contas Integradas das Empresas. Em 2016, o número de empresas individuais cresceu 3,1%, e o número de sociedades aumentou 2,3%, face ao ano anterior, indica o INE.

Para onde vão os portugueses nas escapadinhas?

O Instituto Nacional de Estatística revela como foi a procura turística dos residentes durante o segundo trimestre de 2018. São disponibilizados os principais resultados do Inquérito às Deslocações dos Residentes, que se refere às viagens turísticas e excursões. As deslocações turísticas dos residentes em Portugal aumentaram 5%, para 21,2 milhões, em 2017 face a 2016.

Como cresceu a economia norte-americana?

São publicados, nesta sexta-feira, os dados relativos ao Produto Interno Bruto (PIB) dos EUA no terceiro trimestre. A economia norte-americana tem demonstrado um bom crescimento económico, o que levou a Fed a aumentar os juros pela terceira vez este ano, e uma quarta subida é ainda esperada em dezembro. No segundo trimestre, a evolução do PIB norte-americano situou-se nos 4,2%. Nesta altura será já possível determinar se a guerra comercial com a China está a surtir efeitos.

CaixaBank apresenta resultados

O banco espanhol CaixaBank vai dar conta dos resultados dos primeiros nove meses de 2018, nesta sexta-feira. O grupo bancário obteve lucros de 1.298 milhões de euros no primeiro semestre do ano. O CaixaBank enfrenta uma investigação do tribunal espanhol, depois de uma queixa de dois acionistas, por alegado abuso de posição de mercado, administração desleal e delitos administrativos, no seguimento da aquisição do banco BPI.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião