Bolsa brasileira dispara 3% para recorde intradiário após vitória de Bolsonaro

Sessão brasileira começou com ganhos tímidos. Ainda assim, em meia hora de negociação, o índice Ibovespa já dispara 3% e está em máximo histórico intradiário .

A sessão começou com ganhos contidos em São Paulo, após a vitória de Jair Bolsonaro (PSL) na segunda volta das presidenciais brasileiras. Mas o entusiasmo tomou conta dos investidores do outro lado do Atlântico e, em cerca de meia hora de negociação, a bolsa já soma quase 3% e está a negociar num máximo histórico intradiário.

O índice Ibovespa, a principal praça bolsista de São Paulo, abriu a ganhar ligeiros 0,5%, mas já esteve a avançar mais de 3% para 88.377,16 pontos, sendo cotação intradiária mais elevada de sempre. Também o real brasileiro está a ganhar terreno contra do dólar, negociando a divisa americana perto dos 3,6 reais.

Numa nota divulgada esta segunda-feira, os analistas da Schroders afirmavam que “a aparente iniciativa de liberalismo económico de Bolsonaro tem sido chave para a mudança das atitudes dos investidores“.

Bolsa brasileira acelera

“A confiança dos empresários em particular recuperou de mínimos do ano, o que será positivo para o investimento, enquanto os ativos brasileiros voltaram a ter interesse, em parte porque oferecem boas e raras oportunidades num ano difícil para os mercados emergentes“, reforçaram os analistas.

Desde meados de setembro, quando começaram a sair as sondagens começar a colocar Bolsonaro como favorito para Presidente do Brasil, a bolsa acumula ganhos de 15%. Alguns analistas dão potencial de valorização de mais de 40% para o Ibovespa até aos 125 mil pontos até 2019, caso as reformas prometidas por Jair Bolsonaro tem a aprovação do Congresso brasileiro.

Bolsonaro foi eleito este domingo o novo Presidente brasileiro, tendo reunido 55,13% dos votos, após derrotar Fernando Haddad (PT), que ficou com 44,87% dos votos. No primeiro discurso de vitória, prometeu transformar o Brasil “num país próspero”, repetindo a promessa de “eliminar o défice público primário”.

“Bolsonaro conseguiu uma vitória esmagadora, prometendo ao Brasil um futuro melhor depois de anos desaceleração económica e de escândalos de corrupção. Estou confiante de que Bolsonaro vai realizar as reformas necessárias”, disse Bernd Berg, da Woodman Asset Management, citado pela Bloomberg.

Para a pasta das Finanças e da Economia, foi indicado o nome do economista Paulo Guedes, que alguns analistas consideram importante para captar investimentos de longo prazo para o Brasil.

(Notícia atualizada às 13h52)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bolsa brasileira dispara 3% para recorde intradiário após vitória de Bolsonaro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião