Claus Porto: o cheiro de Portugal chegou às ruas de Nova Iorque

Com projeto do arquiteto Jeremy Barbour, fundador da Tacklebox Architecture, é a primeira loja internacional da marca portuguesa. E logo em Nova Iorque.

O arco com 12 metros de comprimento faz as delícias ao olhar. Estamos em plena Nova Iorque mas, dentro da nova loja da Claus Porto — a primeira que a marca tem fora de Portugal — estamos bem perto do Porto. É que o arco, onde os sabonetes estão criteriosamente alinhados, é uma alusão à Estação de São Bento, em plena Baixa da cidade portuense. A loja de Nova Iorque fica no número 230 da Elizabeth Street e tem 50 metros quadrados. O projeto ficou a cargo da Tacklebox Architecture, e foi liderado pelo seu fundador, Jeremy Barbour.

“Simboliza um portal através do qual os visitantes poderão imergir no mundo de aromas únicos da Claus Porto e descobrir os 131 anos de savoir-faire por detrás desta marca portuguesa”, explica a empresa em comunicado.

A Claus Porto, marca fundada em 1887 — o mesmo ano em que o projeto da Estação de São Bento foi apresentado — acaba de abrir a primeira loja além-fronteiras e escolheu a cidade norte-americana — e o bairro de Nolita — para fazê-lo. A loja conta com 1500 “azulejos” em forma de diamantes facetados produzidos a partir de cortiça triturada mas, não pense que esta é a única ligação do espaço ao universo português. O arco, explica a Claus Porto, faz também lembrar a Casa dos Bicos “e acolhe os produtos da marca em nichos esculpidos na cortiça, como se de obras de arte se tratassem”.

A loja de Nova Iorque é a terceira loja própria da marca, depois da abertura da primeira, em Lisboa, em 2016, e da Flagship Store do Porto, inaugurada em 2017. Presente em mais de 60 países, a marca é vendida em lojas como a Bergdorf Goodman, Neiman Marcus, Nordstrom e Anthropologie, nos Estados Unidos, e Liberty London, no Reino Unido, entre muitas outras.

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