Marques Mendes vai ser presidente da assembleia geral da CGD em Angola

A Caixa Geral de Depósitos convidou Marques Mendes para presidente da Assembleia Geral do banco que tem em Angola, em parceria com a Sonangol.

Luís Marques Mendes foi convidado por Paulo Macedo, presidente da CGD, e pela Sonangol, para ser o próximo presidente da Assembleia Geral do banco público em Angola, apurou o ECO. Contactado pelo ECO, o advogado da Abreu Associados e comentador político confirmou que aceitou o convite e pôs como condição um entendimento entre todos os acionistas, o que já está assegurado.

O Banco Caixa Geral Angola, controlado em 51% pela CGD e que tem a Sonangol como o segundo acionista mais relevante com 24%, poderá realizar uma assembleia geral ainda esta semana para formalizar a nomeação de Marques Mendes. O cargo de presidente da AG está neste momento vazio, depois do pedido de demissão de António Vitorino, por causa das novas funções como diretor-geral da Organização Internacional das Migrações (OIM, uma agência da ONU).

Além de comentador da SIC, Luís Marques Mendes é conselheiro de Estado do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, advogado da Abreu, e presidente do Conselho Estratégico da sociedade, além de presidente da assembleia geral de um grupo de Saúde, a Lenitude SA.

De acordo com informações que constam do próprio site do banco em Angola, “o Caixa Angola está presente, para além de Luanda, em mais dez províncias e é uma instituição essencialmente direcionada para o segmento das grandes e médias empresas e mercado affluent“.

De acordo com os últimos números conhecidos, o banco Caixa Geral Angola registou um resultado líquido de 7.656 milhões de kwanzas (40 milhões de euros) em 2017, uma quebra de 38,1% face a 2016. A informação consta do relatório e contas divulgado pelo banco, citado pela Lusa, e que contrasta com o resultado líquido de 12.371 milhões de kwanzas do exercício de 2016, equivalente a cerca de 65 milhões de euros, à taxa de câmbio de então.

Apoie o jornalismo económico independente. Contribua

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso. O acesso às notícias do ECO é (ainda) livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo rigoroso e credível, mas não só. É continuar a informar apesar do confinamento, é continuar a escrutinar as decisões políticas quando tudo parece descontrolado.

Introduza um valor

Valor mínimo 5€. Após confirmação será gerada uma referência Multibanco.

Marques Mendes vai ser presidente da assembleia geral da CGD em Angola