Um prédio em Pampilhosa da Serra ou um apartamento de 36 m2 em Lisboa? O que se compra com 100 mil euros

Na maior parte do país, é possível comprar casas com mais de 100 metros quadrados por 100 mil euros, mas há várias exceções. Em Lisboa, este valor não chega para comprar 40 metros quadrados.

“De Bragança a Lisboa são nove horas de distância”, mas também são 132 metros quadrados. É essa a diferença de área entre uma casa com um custo de 100 mil euros na capital de distrito mais barata do país, Bragança, e uma casa do mesmo valor na mais cara, Lisboa. Na maior parte do país, é possível comprar casas com mais de 100 metros quadrados por este valor, mas também há várias exceções.

Os cálculos são feitos com base nos dados mais recentes do Instituto Nacional de Estatística (INE) sobre os valores medianos de venda de casas, relativos ao segundo trimestre deste ano. Partindo dos preços medianos do metro quadrado em cada capital de distrito, calcula-se que tipo de casa é possível comprar com os mesmos 100 mil euros. E se, na maior parte do país, este dinheiro chega para comprar uma casa com mais de 100 metros quadrados, nas três cidades mais caras não chega nem para 70 metros quadrados.

No segundo trimestre do ano, o preço mediano do metro quadrado alcançou os 969 euros em Portugal, o que representa um aumento de 2% em relação ao trimestre anterior e uma subida de 8% face a igual período do ano passado. Significa isto que, a nível nacional, por 100 mil euros, é possível comprar uma casa de cerca de 103 metros quadrados.

Que casa compra por 100 mil euros?

Há treze capitais de distrito onde o preço do metro quadrado fica abaixo da mediana nacional: Bragança, Castelo Branco, Guarda, Portalegre, Santarém, Beja, Braga, Vila Real, Leiria, Viseu, Viana do Castelo, Setúbal e Ponta Delgada são as cidades onde 100 mil euros valem mais do que no resto do país.

Por outro lado, há outras sete cidades onde o mesmo dinheiro vale muito menos. Aveiro, Évora, Coimbra e Faro apresentam todas preços acima da mediana nacional, mas permitem, ainda assim, comprar uma casa com mais de 70 metros quadrados por 100 mil euros. Já no Funchal e no Porto, o mesmo montante só é suficiente para comprar uma casa com uma área na casa dos 60 metros quadrados.

Chegando a Lisboa, a cidade mais cara do país, onde o preço do metro quadrado é quase cinco vezes mais elevado do que na capital de distrito mais barata, a procura de casa torna-se mais complexa. Na capital, 100 mil euros chegam apenas para, em teoria, comprar uma casa de 36 metros quadrados, mas poderá custar ainda mais em algumas freguesias. Em Santo António (onde ficam as zonas do Marquês de Pombal e da Avenida da Liberdade), a mais cara da cidade, o mesmo montante só chega para comprar uma casa de 24 metros quadrados.

A diferença de Lisboa para o resto do país é ainda mais expressiva quando a comparação é feita com o município mais barato do país. Em Pampilhosa da Serra, no distrito de Coimbra, o metro quadrado tem um preço mediano de 130 euros. Significa isto que, por 100 mil euros, é possível comprar uma casa — ou, no caso, um prédio — com 769 metros quadrados.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Um prédio em Pampilhosa da Serra ou um apartamento de 36 m2 em Lisboa? O que se compra com 100 mil euros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião