BCP diz que resistiu melhor do que os bancos europeus nos testes de stress

O BCP diz que, num cenário adverso, o rácio de capital cai para 9,14% nos testes de stress levados a cabo pelo Banco Central Europeu (BCE).

O BCP diz que resistiu melhor do que os bancos europeus, em média, nos testes de stress levados a cabo pelo Banco Central Europeu (BCE), segundo um comunicado enviado esta segunda-feira ao mercado.

O banco português adianta que, num cenário adverso, o rácio de capital CET1 Phased-in (que têm em conta as regras atualmente em vigor) cai para 9,14%, “um agravamento de 384 pontos base face ao final de 2017, comparado favoravelmente com o impacto negativo médio de 410 pontos base para os 48 maiores bancos testados pela Autoridade Bancária Europeia (EBA).

Em relação ao rácio CET1 Fully implemented (que leva em conta as todas regras previstas), o banco liderado por Miguel Maya indica que conseguiu um melhor desempenho que a média dos principais bancos europeus num cenário de adversidade: o rácio cai 300 pontos base no caso do BCP, enquanto cai 395 pontos base, em média, entre bancos analisados pela EBA.

Na passada sexta-feira, a EBA revelou que nenhuma das 48 instituições financeiras chumbou nos testes de stress. Mas houve quem tivesse apresentado resultados menos positivos, casos do Barclays, Lloyds e do Banco Popolare di Milano.

Os bancos portugueses não fizeram parte desse teste feito pela EBA, mas o BCE decidiu, separadamente, fazer este teste de resistência a outros bancos da região, como foi o caso do BCP.

(Notícia atualizada às 18h10)

Apoie o jornalismo económico independente. Contribua

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso. O acesso às notícias do ECO é (ainda) livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo rigoroso e credível, mas não só. É continuar a informar apesar do confinamento, é continuar a escrutinar as decisões políticas quando tudo parece descontrolado.

Introduza um valor

Valor mínimo 5€. Após confirmação será gerada uma referência Multibanco.

Comentários ({{ total }})

BCP diz que resistiu melhor do que os bancos europeus nos testes de stress

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião