Co-fundador da Blockchain deu 100 mil dólares em criptomoedas no Web Summit. Mas código deu erro

O cofundador da Blockchain, uma das maiores carteiras de criptomoedas, anunciou um donativo de 25 dólares em criptomoedas (XLM) aos participantes do Web Summit. Mas deu erro e a confusão instalou-se.

Tim Draper e Peter Smith, no palco principal do Web Summit.Web Summit

Previa-se chuva de criptomoedas em Lisboa, mas os 25 dólares em moeda digital (Stellar Lummens) que foram prometidos esta terça-feira por Peter Smith a cada participante do Web Summit teimaram em cair do céu. Os participantes receberam o email da organização com o código para reclamar o montante — mas, inicialmente, ninguém conseguia reclamar a prenda generosa da empresa. Só foi resolvido quase meia hora depois do anúncio.

No centro do palco principal, na Altice Arena, Peter Smith, cofundador da Blockchain, anunciou uma parceria com a Stellar Development Foundation para doar 25 dólares a todos os participantes da conferência Web Summit. A criptomoeda em causa é a Stellar Lummen, que vale atualmente 26,10 cêntimos de dólar, está a valorizar 6,77% esta terça-feira e tem um valor total de mercado de quase cinco mil milhões de dólares, de acordo com o portal Coin Market Cap.

A conta oficial do Web Summit no Twitter publicou inicialmente um tweet, após a intervenção de Peter Smith, a indicar que o donativo total era de 125 mil dólares. O tweet foi entretanto apagado, para dar lugar a um novo tweet, que indica que o donativo é, na verdade, de 100 mil dólares:

O email da organização do Web Summit chegou, pouco depois, aos participantes. “Enquanto participante do Web Summit, garantimos-lhe um código único e exclusivo para ser dos primeiros a reclamar 25 dólares em XLM grátis”, lê-se na mensagem.

Contudo, ao tentarem introduzir um endereço de email e o código cedido pela organização, cedo se percebeu que a plataforma não deixava ninguém reclamar as “criptomoedas grátis”. Ao tentar reclamar a “prenda”, os primeiros utilizadores recebiam uma mensagem que apontava para sarilhos: “Ocorreu um erro ao tentar adicionar o utilizador à lista de espera. Por favor, tente novamente!” No Twitter, começaram a surgir mensagens de participantes do Web Summit a queixarem-se do problema:

Entretanto, a conta oficial do Web Summit voltou a abordar o assunto. Num tweet, a organização indicava que, afinal, o donativo de 100 mil dólares era um concurso e o prémio para quem tirasse a crypto selfie que conquistasse mais “gostos” em 24 horas. O tweet também foi entretanto apagado… e republicado minutos depois, com o mesmo conteúdo, mas com ligeiras alterações na forma:

Só quase meia hora depois do anúncio é que os participantes tiveram a confirmação de que “o problema” estava, afinal, “resolvido”, segundo as indicações da Blockchain, sob a forma de um novo tweet:

O ECO contactou o Web Summit através do Twitter a pedir um comentário ao sucedido, mas não recebeu resposta a tempo de publicação deste artigo. A chuva de criptomoedas teimou em cair, mas caiu. A confusão, essa, fica registada na memória de muitos adeptos das novas divisas digitais, que vieram este ano ao Web Summit, o terceiro a acontecer em Lisboa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Co-fundador da Blockchain deu 100 mil dólares em criptomoedas no Web Summit. Mas código deu erro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião