Bolsa em alta. BCP puxa por Lisboa, Corticeira Amorim dispara com dividendo extraordinário

A praça portuguesa está a valorizar. Segue a tendência negativa das restantes bolsas europeias, animada pelo BCP. A Corticeira Amorim lidera os ganhos em Lisboa.

Depois das quedas, as bolsas voltam aos ganhos. As praças europeias estão a valorizar no rescaldo das intercalares norte-americanas, com a bolsa nacional a seguir a tendência positiva, animada pelo BCP. As energéticas também puxam pelo índice, mesmo a EDP Renováveis que revelou uma quebra nos resultados líquidos, mas a estrela é a Corticeira Amorim que dispara depois de anunciar um dividendo extraordinário.

Depois de uma longa noite eleitoral nos EUA, os republicanos conseguiram manter o controlo do Senado por mais dois anos, um resultado classificado como “tremendo sucesso” pelo Presidente norte-americano, Donald Trump. Passado o ato eleitoral, as bolsas respiram de alívio, com o Stoxx 600 a ganhar 0,5%. Em Lisboa, o PSI-20 soma 0,64% para 5.009,55 pontos.

Para esta subida da praça portuguesa está a contribuir o BCP, que tem um peso expressivo no desempenho do índice nacional. As ações do banco seguem a valorizar 1,43% para os 24,81 cêntimos, ainda animadas pela perspetiva de regresso ao pagamento de dividendos, mas também com os investidores a anteciparem a apresentação, esta quinta-feira, de bons resultados.

Além do BCP, também o setor energético anima a bolsa. A Galp Energia soma 0,63%, enquanto a EDP ganha 0,61% para 3,134 euros. A EDP Renováveis também valoriza, somando 1,09% para os 7,905 euros, apesar de ter revelado uma quebra de 30% nos resultados líquidos para 115 milhões de euros.

Praticamente todas as cotadas estão a valorizar — apenas a Pharol e a Sonae Capital recuam –, mas o destaque da sessão vai para a Corticeira Amorim que apresenta uma valorização de 1,98% para os 9,79 euros. Chegou a ganhar mais de 4% logo nos primeiros momentos de negociação.

Os investidores estão a aplaudir os resultados dos primeiros nove meses. A Corticeira Amorim revelou que os lucros aumentaram 4,0%, para 58,6 milhões de euros, nos primeiros nove meses em termos homólogos, com as vendas a subirem 9,8% para 583,8 milhões de euros. Perante estes resultados, vai propor a distribuição de um dividendo extraordinário de 8,5 cêntimos.

(Notícia atualizada às 8h15 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bolsa em alta. BCP puxa por Lisboa, Corticeira Amorim dispara com dividendo extraordinário

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião