Petróleo continua a pressionar. Wall Street em queda

O petróleo negociado em Nova Iorque está em "bear market", com os preços pressionados pelo aumento da oferta. As petrolíferas seguem a tendência negativa, pesando nas bolsas dos EUA.

As bolsas norte-americanas arrancaram a última sessão da semana em queda, prolongando as perdas registadas na quinta-feira, penalizadas pelo setor energético. Isto numa altura em que os preços do petróleo continuam a desvalorizar, pressionados pelo aumento da oferta.

O índice de referência S&P 500 abriu a cair 0,51%, para os 2.792,41 pontos. Já o industrial Dow Jones recua 0,34%, para os 26.102,87 pontos, enquanto o tecnológico Nasdaq desvaloriza 0,84%, para os 7.468,71 pontos.

A contribuir para este movimento estão, sobretudo, as energéticas. O índice que reúne as maiores empresas do setor está a desvalorizar mais de 2%, numa altura em que o West Texas Intermediate (WTI), petróleo negociado em Nova Iorque, está a cair perto de 1,5% e já baixou da fasquia dos 60 dólares por barril.

O petróleo negoceia, desde quinta-feira, no chamado “bear market“, já que desvalorizou mais de 20% desde o último preço máximo, alcançado a 3 de outubro. A pressionar os preços da matéria-prima está o aumento da oferta, depois de ter sido noticiado que os membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) terão aumentado a produção.

A condicionar o desempenho dos mercados estão ainda os receios dos investidores em torno das políticas da Reserva Federal, que na quinta-feira decidiu manter inalteradas as taxas de juro entre os 2% e os 2,25%, mas sinalizou que continuará a aumentar gradualmente os juros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Petróleo continua a pressionar. Wall Street em queda

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião