Quer pagar 6% de IVA de energia? Governo aconselha a baixar a potência

  • ECO
  • 14 Novembro 2018

Governo exorta famílias a optarem pela potência de energia mais baixa para pagarem menos de IVA. É possível uma família de quatro pessoas "viver com essa potência contratada", diz Matos Fernandes.

Se quer pagar menos de IVA na eletricidade, vai ter que reduzir a potência contratada. A sugestão foi deixada, esta quarta-feira, no Parlamento, pelo ministro do Ambiente e da Transição Energética, João Pedro Matos Fernandes. Uma sugestão, ainda assim, que não levou o ministro a descartar a possibilidade de discutir a descida do IVA na eletricidade a mais contratos.

Durante a discussão da proposta do Orçamento do Estado para 2019, o governante foi questionado pelo deputado bloquista, Jorge Costa, sobre a limitação do IVA a 6% à potência contratado de 3,45 kVa. Medida que coloca de fora “dois milhões de consumidores domésticos com potências contratadas e normais que são os 6,9 kVA, utilizados em grande escala no país, fiquem privados do beneficio da descida do IVA”.

O ministro lembrou, em declarações citadas pela TSF, que a proposta de taxa reduzida do IVA a 6% já abrange um número específico de famílias e defende que escolher a potência mais baixa é “um bom exemplo de eficiência energética e de uso”.

Matos Fernandes diz mesmo que é possível uma família de quatro pessoas “viver com essa potência contratada mais baixa e aquilo que é comum é as pessoas contratarem uma potência, por conforto, acima daquilo que é a sua verdadeira necessidade”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Quer pagar 6% de IVA de energia? Governo aconselha a baixar a potência

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião