Espanha ameaça rejeitar acordo do Brexit devido a Gibraltar

  • ECO
  • 19 Novembro 2018

Ministro dos Negócios Estrangeiros espanhol quer que acordo do Brexit deixe claro que não incide sobre Gibraltar, um território ultramarino britânico desde 1704.

Espanha ameaça rejeitar o acordo para a saída do Reino Unido da União Europeia (UE) devido à questão de Gibraltar, exigindo mudanças ao texto antes da reunião decisiva do próximo domingo que vai referendar o documento do Brexit.

Do lado de Madrid, não haverá qualquer aprovação ao documento no encontro do Conselho Europeu, que se realiza no fim de semana, se não ficar totalmente assegurado que o acordo alcançado na semana passada exclui Gibraltar. “Queremos que fique clara a interpretação desse texto de que as negociações entre Reino Unido e a União Europeia não se aplicam a Gibraltar”, disse o ministro dos Negócios Estrangeiros espanhol esta manhã.

Ao contrário, Downing Street não quer qualquer exclusão de um território seu da proposta para sair da comunidade europeia. Ou seja, quer que as regras também se apliquem a Gibraltar, deixando os Governos dos dois lados em rota de colisão.

Mas “deve ficar claro que o que é negociado tem um âmbito territorial que não inclui Gibraltar e que futuras negociações sobre Gibraltar devem ser separadas“, disse Josep Borrel.

“É isto que precisamos de clarificar e até que seja clarificado no acordo de saída e na declaração política sobre o futuro da nossa relação, nós não podemos dar o nosso apoio”, frisou o ministro espanhol.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Espanha ameaça rejeitar acordo do Brexit devido a Gibraltar

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião