Tesla reduz preços de carros na China para compensar tarifas da guerra comercial

Depois de ter aumentado os seus preços para compensar o peso da guerra comercial de Trump e Jinping, Musk prepara-se para mudar de estratégia.

A fabricante automóvel liderada por Elon Musk vai alterar a sua estratégia na China. Para compensar as tarifas aduaneiras aplicadas no quadro da guerra comercial entre Washington e Pequim, a Tesla vai reduzir os preços de dois dos seus modelos: o Model X e o Model S. A medida tem como objetivo tornar estes veículos mais “acessíveis”, avança a Reuters, esta quinta-feira.

“Estamos a absorver uma parte significativa das tarifas de modo a tornar os nossos carros mais acessíveis para os nossos clientes na China”, explica a empresa, em comunicado citado pela agência noticiosa.

De acordo com a fabricante, o corte nos preços deverá variar entre 12% e 26%. Tal reflete uma alteração na estratégia da Tesla, que tinha sido das primeiras empresas automóveis a aumentar os seus preços, em resposta à escalada das tarifas aduaneiras. Deste modo, desde julho, os preços dos modelos agora referidos subiram cerca de 20%.

Esse agravamento dos preços resultou, contudo, numa queda das vendas da gigante de Musk, o que explica não só o corte anunciado esta quinta-feira como também o reforço do investimento da empresa na sua primeira fábrica em território sínico (excluindo esses veículos das tarifas).

As tensões comerciais entre os Estados Unidos e a China tiveram início em janeiro deste ano. Para compensar o défice comercial registado pelos EUA em relação a Pequim, Donald Trump decidiu impor tarifas aos produtos sínicos, o que fez Xi Jinping aplicar tarifas semelhantes a vários bens importados dos Estados Unidos, incluindo automóveis.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Tesla reduz preços de carros na China para compensar tarifas da guerra comercial

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião