Model 3 dá lucro à Tesla. Ações disparam

Contrariando todas as expectativas, a Tesla apresentou lucros no terceiro trimestre do ano, fruto do aumento das vendas do Model 3. Elon Musk promete uma empresa lucrativa daqui em diante.

Espera-se que o Model 3 seja o primeiro automóvel da Tesla voltado para o fabrico em massa.Elon Musk/Tesla/Twitter

A Tesla surpreendeu os investidores ao apresentar lucros de 311,5 milhões de dólares no terceiro trimestre deste ano, um resultado positivo que compara com os prejuízos de 619,4 milhões de dólares registados no mesmo período do ano passado. As receitas dispararam mais de 70%, resultado do crescimento das vendas de automóveis, especialmente do Model 3.

Elon Musk carregou no acelerador e a Tesla está produzir mais unidades do carro mais recente da marca, que a empresa espera conseguir produzir em larga escala para as massas. A promessa do fundador da Tesla era a de que a companhia ia voltar aos lucros com o aumento da produção deste veículo elétrico, mas vários anos de promessas não cumpridas têm feito com que as promessas de Musk sejam recebidas com algum ceticismo no mercado.

Desta vez, o controverso gestor fez valer as expectativas, naquele que é apenas o terceiro trimestre de lucros da empresa em 15 anos de existência. Entre julho e setembro, a fabricante entregou 56.065 unidades do Model 3. No total, contando com todos os modelos, a empresa entregou quase 70.000 novos automóveis aos clientes norte-americanos neste trimestre.

"Daqui em diante, podemos ter um cash flow positivo e sermos lucrativos em todos os trimestres.”

Elon Musk

Presidente executivo da Tesla

Em relação a outros mercados, a Tesla confirmou que vai passar a aceitar encomendas do Model 3 na Europa e na China ainda este ano, prevendo começar a entregar os carros na Europa em fevereiro ou março de 2019, e na China durante o segundo trimestre do próximo ano.

Estas previsões levaram o presidente executivo da Tesla a apresentar boas perspetivas para os próximos trimestres. “Daqui em diante, podemos ter um cash flow positivo e sermos lucrativos em todos os trimestres”, afirmou Elon Musk, citado pela Reuters. As previsões de Musk estão a ser bem recebidas pelos investidores. Logo após os resultados, os títulos chegaram a disparar quase 15%. Antes da abertura dos mercados em Wall Street, as ações da fabricante somavam 8,67%, para 313,5 dólares.

Esta foi a primeira vez que o gestor apresentou resultados da Tesla depois de ter abandonado o cargo de chairman, resultado de um acordo extrajudicial com o regulador norte-americano dos mercados de capitais, na sequência de um processo em que o gestor foi acusado de prestar informação enganadora aos investidores. Apesar da cedência, Musk continuará a ser o presidente executivo da companhia.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Model 3 dá lucro à Tesla. Ações disparam

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião