Em sessão de baixa liquidez, petróleo leva Wall Street para terreno negativo

Matéria-prima caiu abaixo dos 60 dólares pela primeira vez em um ano. Bolsas norte-americanas fecharam mais cedo esta sexta-feira graças ao feriado do Thanksgiving.

As principais bolsas norte-americanas fecharam esta sexta-feira em queda, numa sessão mais curta graças ao Thanksgiving que se celebrou esta quinta-feira. Num dia de menor liquidez, Wall Street foi penalizado pela queda do preço do petróleo, que negoceia em mínimos de um mês.

O industrial Dow Jones caiu 0,73% para 24.285,95 pontos, enquanto o tecnológico Nasdaq recuou 0,48% para 6.938,98 pontos. O índice financeiro S&P 500 perdeu 0,66% para 2.632,56 pontos e acumula já uma perda de 10% face aos máximos tocados no fecho de 20 de setembro.

O setor da energia foi o mais castigado, com as gigantes petrolíferas Exxon Mobil e Chevron a desvalorizarem 2,64% e 3,39%, respetivamente. O índice sectorial S&P Energy Index deslizou 0,17% e acumula uma queda superior a 16,5% desde o início de mês passado, o que poderá levar a que outubro e novembro sejam os piores dois meses desde setembro de 2011.

O preço do petróleo está tocar mínimos de um ano e regista uma queda acentuada que poderá levar novembro a registar a maior queda mensal desde o final de 2014. O tombo está a ser causado por preocupações de uma enchente de oferta. O Brent negociado em Londres cai 6,43% para 51,12 dólares por barril, enquanto o crude WTI de Nova Iorque desvaloriza 5,24% para 59,32 dólares por barril.

No mercado cambial, a divisa norte-americana aprecia-se 0,67% contra a par europeia, para 1,1330 dólares. A yield das Treasuries a 10 anos cedeu 1,46 pontos para 3,0481%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Em sessão de baixa liquidez, petróleo leva Wall Street para terreno negativo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião