Hoje nas notícias: crise na CP, Santa Casa e Exército

A crise da ferrovia agrava-se, com o material encostado nas oficinas. A Santa Casa já tinha contrato pronto no final do ano passado para entrar com 170 milhões no Montepio.

A crise da ferrovia agrava-se, com o material encostado nas oficinas. Os comboios continuam a ser suprimidos, e as soluções não deverão chegar antes do pico de procura do natal. A Santa Casa já tinha contrato pronto no final do ano passado para entrar no capital do Montepio, mas com a guerra política o negócio caiu. Estas e outras notícias marcam as manchetes nacionais.

Supressão de comboios na CP continua sem soluções

Com a falta de material circulante e os atrasos na contratação de pessoal para a Empresa de Manutenção de Equipamento Ferroviário, a crise da ferrovia agrava-se, antes do pico do natal. As automotoras e carruagens vão-se acumulando nas oficinas da CP, e o material começa a ultrapassar o seu período de vida útil, ou a avariar. No Algarve e o Oeste há comboios suprimidos todos os dias, e as ligações Sintra-Alverca também têm sofrido. Já Carris vai investir 55 milhões de euros na frota, e contratar 216 trabalhadores em 2019, segundo indica o Jornal de Negócios.

Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado).

Santa Casa teve contrato para pôr 170 milhões no Montepio

Chegou a estar pronto um esboço do contrato de compra de ações do Montepio pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML), datado de dezembro do ano passado, no valor de 170 milhões de euros. Este documento incluía data, preço e pormenores, mas acabou por não ser viável porque, com os desentendimentos políticos, o negócio caiu. Neste ano, o Governo aprovou a entrada da SCML no capital do Montepio.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

Exército aceitou candidatos com nota negativa para sargentos

No curso de formação de sargentos dos quadros permanentes, que teve início há poucas semanas na Escola de Sargentos do Exército, mais de 10% dos alunos foram aceites com média de nove. Esta situação verifica-se porque o Exército baixou para “nove valores” a nota média nas disciplinas de Português e Matemática, segundo um aviso publicado em Diário da República.

Leia a notícia completa no Diário de Notícias (acesso pago).

Berardo deixa buraco de 280 milhões na CGD

O Governo promoveu uma auditoria forense aos atos de gestão da Caixa Geral de Depósitos (CGD) no período de 2000 a 2015. Um dos créditos de alto risco que consta nesta auditoria, enviada à Justiça, é um empréstimo que o banco do Estado fez ao grupo Berardo, para a compra de ações do BCP em 2007.

Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago).

Escolas só reaproveitam 10% dos manuais usados

A gratuitidade dos manuais no ensino público assenta na reutilização, mas não foi possível reaproveitar muitos dos manuais usados. Em cerca de um quarto dos estabelecimentos de ensino não se chegou mesmo a reutilizar nenhum livro. Por outro lado, existem 210 agrupamentos que superam a média e desenvolvem projetos de sensibilização. São as escolas que determinam se os livros estarão em condições para ser utilizados e se os alunos devem ser sancionados no caso de má utilização.

Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso pago).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: crise na CP, Santa Casa e Exército

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião