Presidente da Bolsa de Lisboa demite-se. Isabel Ucha será nova CEO

Paulo Rodrigues da Silva irá sair no final do ano para se dedicar a projetos pessoais. A nova presidente está há 11 anos na Euronext e tem experiência no IGCP e na CMVM.

O presidente da Bolsa de Lisboa, Paulo Rodrigues da Silva, vai abandonar a função no final deste ano e será substituído por Isabel Ucha, segundo anunciou a Euronext esta terça-feira, em comunicado. Além de CEO da Euronext Lisbon, Ucha irá acumular funções de presidente da Interbolsa e membro do managing board da Euronext N.V. a partir de dia 1 de 2019.

Isabel Ucha entrou para a Euronext Lisboa em 2007, na área de atividade comercial e desenvolvimento de produto em Portugal. Esteve envolvida na criação do Centro Tecnológico do Porto e desempenha atualmente funções de administradora. Em 2016, antes da chegada de Maria João Carioca à presidência da Bolsa de Lisboa, Ucha chegou mesmo a exercer funções de presidente interina.

Licenciada em Economia pela Universidade Católica, detém um mestrado em Economia da Universidade Nova, e um mestrado em Finanças pela London Business School. A nível profissional, dirigiu o Núcleo de Emissões e Mercados da Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública – IGCP, foi sócia de uma empresa de consultadoria ao longo de sete anos, desempenhou funções na divisão de emitentes da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) e foi Assessora para os Assuntos Económicos do primeiro-ministro durante quatro anos.

“Estou confiante que Isabel Ucha irá usar os seus conhecimentos da Euronext e do ecossistema português para continuar com sucesso o impulso iniciado na construção de clientes, parceiros e funcionários em Portugal”, afirmou Stéphane Boujnah. O CEO e chairman do managing board da Euronext agradeceu ainda ao presidente da Bolsa de Lisboa demissionário pela “dedicação à Euronext nos últimos dois anos”.

A mudança segue-se à resignação de Paulo Rodrigues da Silva, que se irá dedicar a projetos pessoais académicos e no âmbito do empreendedorismo. A nomeação por parte do supervisory board está ainda sujeita à aprovação formal pelos acionistas da Euronext N.V. e do regulador.

(Notícia atualizada às 17h05)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Presidente da Bolsa de Lisboa demite-se. Isabel Ucha será nova CEO

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião