Anúncios chegam este ano ao WhatsApp. E vêm aí mais novidades

Vão chegar anúncios, novos emojis, novas ferramentas contra as fake news, mas também uma lista de telemóveis nos quais o Whatsapp vai deixar de funcionar.

A aplicação de mensagens instantâneas e chamadas de voz para smartphones tem uma longa checklist para 2019. Uma das maiores novidades, e que já tinha sido anunciada pelo próprio WhatsApp, tem a ver com os anúncios de publicidade. É que este ano, os anúncios vão chegar também a esta rede social.

Mas as novidades não se ficam por aqui. De acordo com o Business Insider (acesso livre, conteúdo em espanhol), este ano trará, ainda, mais emojis, avanços na luta contra as fake news e, como também já é costume, uma nova lista de telemóveis em que a rede social deixará de funcionar. Conheça, uma a uma, as novidades de 2019 para o WhatsApp.

Anúncios publicitários entre estados e histórias

Deste ano não passa. A publicidade vai, por fim, entrar no WhatsApp, e de uma forma semelhante ao que acontece atualmente no Intstagram, ou até no Facebook. Não é que vá saltar um anúncio antes de iniciar uma conversa com algum contacto, pelo contrário, será de uma forma mais contida. Os anúncios aparecerão entre os estados e as histórias dos utilizadores, sobretudo.

Espera-se que esta novidade no WhatsApp chegue aos Estados Unidos da América (EUA) nos primeiros dias de 2019, e que, posteriormente, se propague gradualmente pelos restantes países onde a rede social está presente.

Fake news na mira

O combate às fake news foi um assunto que dominou o mundo tecnológico em 2018. E este ano não será exceção. O tema não sai de moda e o WhatsApp promete mantê-lo debaixo de olho. Depois de ter estreado em apenas um país uma nova função que limita o número de vezes que se pode reenviar uma mensagem, o WhatsApp quer agora fazer chegar esta funcionalidade — que considera imprescindível para combater as notícias falsas — aos restantes países que o utilizam.

Numa fase inicial, o WhatsApp restringiu para 20 o número de utilizadores a quem é possível reenviar-se a mesma mensagem, uma forma de evitar o spam. Posteriormente, a aplicação quis ser mais restritiva, reduzindo esse número para apenas cinco pessoas.

Mais de 300 novos emojis

Mas nem tudo é tão sério como o combate às notícias falsas ou a introdução de publicidade. Os bonequinhos amarelos a chorar a rir ou com os óculos de sol escuros vieram para nos animar. Aliás, são mesmo outra das novidades de 2019. Imagine que, este ano, vão chegar mais de três centenas de novos emojis para tornar as conversas mais divertidas e carismáticas.

Agora, só falta mesmo que a aplicação lance novas ferramentas como, por exemplo, para ser possível programar mensagens ou reproduzir áudios em diferentes velocidades.

Adeus WhatsApp… Mas só para alguns

Como já é costume, todos os anos há telemóveis nos quais o WhatsApp deixa de funcionar. Para já, apenas quem tem um Nokia S40 tem motivos para se preocupar. Neste modelo de telemóvel, que já conta com mais de dez anos, a aplicação já não deve, aliás, estar a funcionar normalmente.

Para o ano, a situação piora. A partir do dia 1 de fevereiro, o WhatsApp irá deixar de funcionar em todos os telemóveis com a versão 2.3.7, assim como em todos os iPhones com iOS 7. Telemóveis Windows Phone 8.0, iPhone 3GS com iOS 6 e Blackberry 10 ou Blackberry OS serão alguns dos sacrificados.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Anúncios chegam este ano ao WhatsApp. E vêm aí mais novidades

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião