Galp sobe à boleia do petróleo. Lisboa segue a tendência

Depois de começar o dia com uma queda superior a 1%, a bolsa de Lisboa recuperou e fechou a subir 0,20%. Subida superior a 3% no preço do petróleo pôs a Galp a fazer um brilharete.

Depois de um arranque sob forte pressão, a bolsa portuguesa recuperou em alta ligeira, suportada nos ganhos expressivos da petrolífera Galp Energia. Lisboa acompanhou a tendência positiva sentida também em Espanha, Itália e Alemanha, mas o dia foi de perdas na Europa, com a praça francesa a recuar 1%.

Numa sessão em que o Stoxx 600 caiu 0,20%, o português PSI-20 contrariou e fechou a subir 0,20%, depois de um arranque em que chegou a perder mais de 1%. A Galp Energia foi a empresa que mais contribuiu para os ganhos: subiu 1,92%, para 14,06 euros por ação, num dia em que o petróleo segue a valorizar 3,35% em Londres. O Brent, referência para as importações nacionais, negoceia a 55,60 dólares.

A EDP Renováveis também puxou pelo índice português. O preço dos títulos da empresa liderada por João Manso Neto subiu 0,45%, colocando as ações a cotarem em 7,81 dólares. Nota positiva também para os CTT, que valorizaram 0,61%, para 2,964 euros por ação.

Em sentido inverso, a bolsa foi prejudicada pelo fraco desempenho da EDP e do BCP. A empresa presidida por António Mexia derrapou 1,61%, para três euros, enquanto o banco liderado por Miguel Maya recuou 0,39%, para 22,86 cêntimos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Galp sobe à boleia do petróleo. Lisboa segue a tendência

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião