Seis em cada dez alunos não chegam ao ensino superior

  • ECO
  • 7 Janeiro 2019

Em Portugal há mais estudantes no 12.º ano do que nos parceiros da OCDE mas apenas quatro em cada dez seguem para o ensino superior, número aquém da média internacional.

Apenas quatro em cada dez alunos portugueses no secundário seguem para o ensino superior. O número fica aquém da média internacional, escrevem esta segunda-feira o Público (acesso condicionado) e o Diário de Notícias (acesso condicionado), justificando a entrada no mercado de trabalho sem passar pela universidade com o modelo dos cursos profissionais e a pouca diversidade de ofertas do superior.

Poucos países do mundo têm uma diferença tão grande entre os alunos inscritos no ensino secundário e o que optam, depois, por um curso no ensino superior como Portugal. Mais de metade dos estudantes de 20 anos não está a estudar e, para os atrair, será necessário o país fazer alterações nas formas de acesso e na própria oferta formativa, alerta Cláudia Sarrico, especialista da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE).

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Seis em cada dez alunos não chegam ao ensino superior

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião