Depois de Gatwick, drone faz parar aeroporto de Heathrow

Descolagens no principal aeroporto de Londres foram suspensas após suposto avistamento de um drone, poucas semanas depois de um caso semelhante no aeroporto de Gatwick.

As descolagens no aeroporto de Heathrow, em Londres, foram temporariamente suspensas esta terça-feira, depois de ter sido reportado o avistamento de um drone a sobrevoar as redondezas. A informação foi confirmada oficialmente por um porta-voz do aeroporto mais movimentado da Europa. O caso acontece poucas semanas depois de terem sido suspensas as operações no aeroporto de Gatwick, pelo mesmo motivo.

“Estamos a dar resposta ao avistamento de um drone em Heathrow e a trabalhar em estreita parceria com a polícia para impedir qualquer ameaça à segurança operacional”, confirmou fonte oficial do aeroporto de Heathrow, em declarações ao The Guardian. “Como medida de precaução, interrompemos todas as descolagens. Pedimos desculpa aos passageiros por qualquer inconveniente que isto possa causar”, acrescentou.

Uma hora após o alerta, as operações no aeroporto foram restabelecidas. “Os voos foram retomados”, afirmou uma porta-voz em declarações à agência de notícias France-Presse, sem especificar o número de voos afetados por este incidente.

Num tweet, Sarah Rogers, jornalista da ITV, que fez escala esta terça-feira à tarde em Heathrow, confirma ter sido informada de que a polícia “está a investigar” o possível avistamento de um drone.

Este caso surge poucas semanas depois de o alegado avistamento de um drone ter feito parar o aeroporto de Gatwick, também em Londres, e chegado às capas de diversos jornais a nível internacional. Apesar da situação, que ainda não foi oficialmente explicada, alguns tabloides britânicos referem que a polícia concluiu ter-se tratado de luzes de alerta no topo de uma grua, decretando a ocorrência como um falso alarme.

Este tipo de ocorrências é cada vez mais comum a nível internacional e também já se verificaram situações semelhantes em Portugal, onde existe regulamentação específica para os drones desde final de 2016. Na passada semana, a lei foi reforçada pelo Governo, que aprovou em Conselho de Ministros um conjunto de novas regras para os aparelhos voadores não tripulados e controlados à distância.

Reino Unido reforça medidas contra drones

Este incidente ocorreu no mesmo dia em que o Governo britânico anunciou o reforço de medidas contra os drones, após a presença destes aparelhos na pista ter provocado o caos em finais de dezembro no aeroporto de Gatwick. As aeronaves não tripuladas serão proibidas numa área de cinco quilómetros ao redor dos aeroportos, um aumento face ao número de quilómetros impostos até agora (um quilómetro), indicou na noite de segunda-feira o Governo.

A partir de 30 de novembro, os detentores de drones com peso entre 250 gramas e 20 quilos terão que se registar e passar por um teste de competências para pilotar drones. A polícia pode aplicar multas de até 100 libras (112 euros) se, por exemplo, um utilizador de drone se recusar a pousar o aparelho ou não apresentar prova de registo.

(Notícia atualizada pela última vez às 20h30)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Depois de Gatwick, drone faz parar aeroporto de Heathrow

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião