Isabel dos Santos é a oitava mais rica de África. Mas a fortuna encolheu

A filha do antigo presidente angolano José Eduardo dos Santos viu a sua fortuna diminuir para 2,3 mil milhões de dólares, pela desvalorização de empresas como a Galp e a Nos.

A riqueza em África está a diminuir. A lista de multimilionários encolheu de 23 para 20, e as suas fortunas viram também uma redução. A angolana Isabel dos Santos posiciona-se em oitavo neste ranking, e, apesar de ter subido uma posição, a fortuna diminuiu de 2,7 mil milhões de dólares para 2,3 mil milhões.

A desvalorização da Galp e da Nos, bem como da Unitel, explicam a diminuição do montante detido pela filha do ex-presidente angolano José Eduardo dos Santos, de acordo com a Forbes (acesso livre/conteúdo em inglês). A liderar o ranking compilado pela publicação norte-americana está o nigeriano Aliko Dangote, que encabeça a lista há oito anos e que perdeu cerca de dois mil milhões de dólares desde o ano anterior.

A segunda pessoa mais rica de África também provém da Nigéria. Mike Adenuga foi um dos quatro bilionários que escapou à diminuição do montante detido, avaliado em 9,2 mil milhões de dólares, graças aos ganhos dos negócios em telecomunicações, explorações petrolíferas e imobiliário. A fechar o pódio está o sul-africano Nicky Oppenheimer, que deve à exploração de diamantes a sua fortuna.

O bolo total dos multimilionários africanos é de 68,7 mil milhões de dólares, uma queda em relação aos 75,4 mil milhões do ano anterior. Os países que albergam mais pessoas na lista são o Egito e a África do Sul, cada um com cinco, seguidos pela Nigéria e Marrocos. Isabel dos Santos é das mais novas do ranking, com 45 anos, e está empatada em oitavo lugar com mais três multimilionários.

Para além da empresária angolana encontra-se apenas mais uma mulher na lista. É a nigeriana Folorunsho Alakija, cuja riqueza provém de um campo de petróleo operado pela Chevron, que se posiciona em 19º lugar.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Isabel dos Santos é a oitava mais rica de África. Mas a fortuna encolheu

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião