Bankinter regista lucro recorde com Portugal a ter “cada vez mais protagonismo”

Banco espanhol viu lucros subirem 6% para 526,4 milhões de euros. Negócio em Portugal ajudou com crescimentos de dois dígitos e com o lucro antes de impostos a disparar mais de 90%.

O Bankinter registou lucros recorde no ano passado, alcançando um resultado líquido de 526,4 milhões de euros. O negócio em Portugal “fechou 2018 com sucesso”, apresentando crescimentos de dois dígitos tanto na captação de depósitos como na concessão de crédito. Com isso, o lucro antes de impostos da sucursal portuguesa disparou mais de 90% no último ano, contribuindo positivamente para os resultados globais do grupo espanhol.

Tratou-se de um crescimento de 6,3% nos lucros do banco espanhol face a 2017, o que permitiu “consolidar um período de seis anos consecutivos a superar resultados, com uma taxa anual de crescimento composta, entre os anos de 2012 e 2018, de 27%”, destacam os espanhóis em comunicado.

Em termos de operação, a instituição liderada por María Dolores Dancausa viu a margem financeira (diferença entre juros pagos nos depósitos e juros recebidos nos créditos) aumentar 5,8% para 1.094 milhões de euros. O total de crédito a clientes cresceu 4,1% para 55.470 milhões de euros e os recursos de clientes subiram 8,9% para 50.584 milhões.

O banco diz que as linhas de negócio estão “cada vez mais equilibradas”, com os resultados a assentarem quase na totalidade na operação com clientes, “o que os torna sustentáveis para o futuro”. E aqui destaca a incorporação da antiga operação do Barclays em Portugal, que os espanhóis adquiriram em 2016, falando do “cada vez maior protagonismo” do Bankinter Portugal.

Sobre a atividade portuguesa, liderada por Alberto Ramos, o lucro antes de impostos disparou 92% para os 60 milhões de euros.

Palavras dos espanhóis: o Bankinter Portugal “fechou 2018 com sucesso em todas as rubricas, com crescimentos em dois dígitos tantos nos recursos (+17% que em 2017), como na concessão de crédito, alcançando os 5.400 milhões de euros (+12%), sendo o crescimento da carteira de crédito às empresas especialmente significativo: mais 42%“.

"O Bankinter Portugal teve um ano excecional. Mostra que estivemos certos em adquirir o negócio. Foram capazes de duplicar os lucros, são resultados já muito importantes para o grupo.”

María Dolores Dancausa

Presidente do Bankinter

“Estivemos certos em comprar negócio em Portugal”

Já durante a conferência de imprensa, Dolores Dancausa reafirmou que o “Bankinter Portugal teve um ano excecional”. “Mostra que estivemos certos em adquirir o negócio. Foram capazes de duplicar os lucros, são resultados já muito importantes para o grupo., disse a presidente do grupo espanhol.

Citou o negócio da banca de empresas para notar que o Bankinter está a “ser uma marca conhecida em Portugal” a cada dia que passa. E “não vamos comprar nada em Portugal”, afirmou ainda para assegurar que o banco aposta no crescimento orgânico, tal como Alberto Ramos, líder do Bankinter Portugal, disse.

“O ano de 2018 foi bem-sucedido. O nosso plano para este é dar continuidade, ganhar quota de mercado. Queremos um crescimento equilibrado em todas as linhas de negócio. Crescimento orgânico é a nossa estratégia”, assinalou o responsável português.

Em Madrid, a convite do Bankinter.

(Notícia atualizada às 10h47 com declarações de María Dolores Dancausa e Alberto Ramos durante a conferência de imprensa)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bankinter regista lucro recorde com Portugal a ter “cada vez mais protagonismo”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião