Empresas vão receber alertas sobre saúde financeira

  • Lusa
  • 24 Janeiro 2019

O Governo aprovou, esta tarde, o mecanismo de alerta precoce quanto à situação económico e financeira das empresas portuguesas.

O Conselho de Ministros aprovou, esta quinta-feira, o decreto-lei que cria o mecanismo de alerta precoce (MAP) quanto à situação económica e financeira das empresas com sede em Portugal.

“O MAP consiste num procedimento de prestação de informação económica e financeira aos membros dos órgãos de administração das empresas com sede em Portugal, numa base anual, constituindo um mecanismo de apoio à decisão e gestão empresarial com base em análises estatísticas”, lê-se no comunicado do Conselho de Ministros.

De acordo com o Governo, esta medida está incluída no Programa Capitalizar, sendo que a sua implementação vai permitir disponibilizar às empresas “indicadores económico-financeiros, compilados a partir da Central de Balanços do Banco de Portugal e analisados pelo IAPMEI [Agência para a Competitividade e Inovação]”.

A análise terá por base os dados constantes da Informação Empresarial Simplificada (IES) relativos à saúde financeira de cada empresa, “bem como uma breve menção expressa a eventuais mecanismos disponíveis e a remissão para o IPAMEI em caso de necessidade de apoio especializado”.

Esta informação vai constar da página da internet do IAPMEI e será difundida pelo Portal das Finanças.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Empresas vão receber alertas sobre saúde financeira

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião