Crédito da casa? Prestações voltam a subir em fevereiro

  • Lusa
  • 31 Janeiro 2019

Os portugueses com crédito à habitação indexado às Euribor a três ou seis meses cujas taxas sejam revistas no próximo mês vão passar a pagar uma prestação mais alta.

A prestação paga ao banco pelos clientes com crédito à habitação vai subir ligeiramente em fevereiro, face ao valor das últimas revisões, segundo cálculos feitos para a agência Lusa pela Deco/Dinheiro&Direitos.

De acordo com a simulação efetuada, um cliente com um empréstimo no valor de 150 mil euros a 30 anos, indexado à Euribor a seis meses com um spread (margem de lucro do banco) de 1%, paga no início do próximo mês 466,37 euros, o que significa mais 1,88 euros face à última revisão da prestação, em agosto.

No caso de um empréstimo nas mesmas condições, mas indexado à Euribor a três meses, o cliente passará a pagar 461,53 euros, neste caso mais 0,67 euros do que o pago em novembro.

As taxas Euribor são o principal indexante em Portugal nos contratos bancários que financiam a compra de casa. A Euribor a seis meses é a mais usada, seguida da taxa a três meses.

Em janeiro, a média da taxa Euribor a seis meses foi de -0,236% e a média da taxa a três meses de -0,308%, em ambos os casos em terreno negativo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Crédito da casa? Prestações voltam a subir em fevereiro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião