Mesmo sem diesel, Porsche acelera nas vendas. Estes foram os preferidos

A Porsche continua a crescer no mercado nacional. Vendeu 737 carros no ano passado, com um SUV na liderança. E tudo a gasolina (e híbrido).

É uma marca de nicho, mas não deixa de vender cada vez mais automóveis. Saíram dos stands da Porsche 737 automóveis, todos eles de potência elevada. O 911, o mítico modelo da marca de Estugarda, continuou a acelerar, mesmo em ano de renovação. E o mesmo aconteceu com o Macan, conseguindo ser o líder de vendas mesmo tendo deixado, como todos os outros Porsche, de ter uma versão a diesel.

“Tivemos um crescimento marginal, de 3%, mas crescemos ao contrário do que pensávamos que ia acontecer”, diz Nuno do Carmo Costa, responsável pela comunicação da Porsche Ibérica em Portugal. É que 2018 foi o primeiro ano da marca sem motores a gasóleo. “O mix de vendas era de 45% a gasóleo e o resto a gasolina ou híbrido”, pelo que a expectativa era de uma quebra em torno dos 35%, mas não aconteceu. E a marca até cresceu, à boleia dos SUV. Praticamente metade das vendas foram neste segmento.

O Macan, modelo introduzido em 2014, posicionando-se abaixo do Cayenne, foi o best seller. Apesar de o modelo estar em fim de vida — acabou de começar a comercialização do novo Macan –, venderam-se 257 unidades deste modelo com motores de 2.0 e 3.0 litros a gasolina. O Cayenne passou a marca das 100 unidade (102), não conseguindo ficar no pódio das vendas da fabricante em Portugal.

O Panamera, o familiar de luxo da Porsche ficou na segunda posição, com 216 veículos comercializados, sendo que a ajudar às vendas desta berlina desportiva estiveram as motorizações híbridas. No total, considerando todos os modelos vendidos, “um em cada quatro modelos vendidos foi híbrido”, diz Nuno do Carmo Costa. No Panamera, foi “mais de um em cada dois”, salienta.

Ainda sem uma versão híbrida, o Porsche 911 conseguiu ficar na terceira posição das vendas. Numa altura em que a marca já desvendou o novo modelo, o mítico modelo da marca continuou a acelerar, encerrando 2018 com um total de 112 novas unidades a circularem nas estradas nacionais.

Boxster e Cayman fecham a lista das vendas da Porsche em Portugal. O roadster da fabricante de Estugarda atraiu 26 compradores nacionais enquanto o Cayman ficou no fundo da lista ao serem comercializadas 24 unidades durante todo o ano passado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Mesmo sem diesel, Porsche acelera nas vendas. Estes foram os preferidos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião