Depois da Nissan, Ford pressiona May para evitar Brexit sem acordo

  • Lusa
  • 13 Fevereiro 2019

Depois de a Nissan ter decidido transferir a produção do Nissan X-Trail do Reino Unido, a Ford vem agora pressionar Theresa May para evitar Brexit sem acordo.

O construtor automóvel Ford, que emprega 13.000 pessoas no Reino Unido, está a pressionar a primeira-ministra britânica para evitar um Brexit sem acordo com a União Europeia (UE), disse esta quarta-feira à AFP uma fonte próxima do dossiê.

A empresa norte-americana apresentou recentemente a Theresa May medidas que pondera tomar caso se concretize uma saída britânica da UE sem acordo, adiantou a fonte, que pediu anonimato. Todas as opções estão em cima da mesa, incluindo uma transferência da produção do Reino Unido para outro país europeu, mas ainda é cedo para dizer quais as medidas que vão ser tomadas, acrescentou.

“Pedimos desde há muito ao Governo e ao Parlamento britânicos para trabalharem juntos no sentido de evitar que o país deixe a UE sem acordo”, disse uma porta-voz do grupo. Uma saída sem acordo seria “catastrófica para a indústria automóvel britânica e para as operações de produção da Ford no país”, acrescentou. “Estamos a tomar todas as medidas necessárias para preservar a competitividade da nossa atividade europeia. Hoje, não temos nada para anunciar”, disse a porta-voz.

No passado dia 24 de janeiro, a Ford indicou que um Brexit sem acordo lhe custaria 800 milhões de dólares. Esse custo inclui o abrandamento económico esperado, a descida da libra e o restabelecimento de direitos aduaneiros entre o Reino Unido e a UE, explicou o construtor. A Ford, que tem 54.000 empregados na Europa, pode suprimir mais de mil empregos no Reino Unido, onde fabrica principalmente motores.

Esta pressão por parte da Ford acontece depois de a Nissan ter transferido a produção do Nissan X-Trail do Reino Unido, culpando o Brexit e a queda nas vendas dos modelos a gasóleo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Depois da Nissan, Ford pressiona May para evitar Brexit sem acordo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião