Brexit sem acordo ameaça 600 mil postos de trabalho em todo o mundo

  • Lusa
  • 11 Fevereiro 2019

Um estudo alemão concluiu que um cenário de saída desordenada do Reino Unido da União Europeia (UE) ameaça mais de 600 mil postos de trabalho em todo o mundo

A queda das importações britânicas a partir da União Europeia (UE), que se deverá registar em caso de hard Brexit, ameaça por si só mais de 600 mil postos de trabalho em todo o mundo, concluiu um estudo divulgado esta segunda-feira.

Segundo os cálculos dos investigadores do instituto alemão IWH, com base na hipótese de um recuo de 25% da procura de produtos europeus no Reino Unido, 103.000 postos de trabalho seriam ameaçados na Alemanha e outros 50.000 em França. Com a saída da União Europeia prevista para 29 de março, o Reino Unido está no limbo quanto à forma que este divórcio histórico terá, depois dos deputados britânicos terem rejeitado esmagadoramente em 15 de janeiro o acordo negociado ao longo de meses entre Bruxelas e a primeira-ministra britânica, Theresa May.

Uma saída desordenada do Reino Unido da UE, que se traduzirá nomeadamente pela introdução de tarifas aduaneiras, “teria como consequência desordenar as cadeias de produção internacional”, explica Oliver Holtemöller, coautor do estudo. O estudo “só se concentra nas trocas de bens e serviços” e, por isso, não tem em conta outras consequências do Brexit, como por exemplo a queda da propensão para investir ou os efeitos nas receitas das famílias.

No total, cerca de 179.000 empregos na União Europeia são afetados pelo recuo das exportações, enquanto 433.000 postos adicionais são ameaçados indiretamente, tanto na UE como em países terceiros. Assim, cerca de 59.000 empregos estão ameaçados indiretamente na China no seio das empresas que fornecem empresas europeias que exportam para o Reino Unido. No Reino Unido, o único impacto indireto no seio das empresas que exportam para a UE partes de bens que voltam a importar para o país cifra-se em 12.000 portos de trabalho.

Um estudo publicado em janeiro de 2018 pelo gabinete de investigação Cambridge Econometrics tinha considerado que cerca de 500.000 postos de trabalho estavam ameaçados por um hard Brexit. Na Alemanha, a indústria automobilística, pilar da economia exportadora, seria particularmente atingida, com uma perda de 15.000 postos de trabalho. Em França o setor dos serviços às empresas será o que mais vai sentir o impacto de um “‘Brexit’ duro, adianta o estudo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Brexit sem acordo ameaça 600 mil postos de trabalho em todo o mundo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião