S&P baixa perspetiva de Angola para “Negativa”. Está preocupada com o nível de dívida pública

  • Lusa
  • 11 Fevereiro 2019

Preocupada com a dívida elevada, a S&P baixou a perspetiva de evolução da economia angolana para "Negativa". Manteve a dívida pública soberana na categoria "lixo".

A agência de notação financeira Standard & Poor’s (S&P) reviu em baixa a perspetiva de evolução da economia de Angola, de “Estável” para “Negativa”, devido ao “significativo aumento” da dívida pública. Além disso, a agência de notação financeira manteve o rating da dívida pública angolana na categoria “lixo”.

“A dívida pública de Angola em percentagem do PIB aumentou significativamente em 2018, em parte devido ao impacto da forte depreciação do kwanza no volume de dívida pública em moeda estrangeira”, lê-se na nota que acompanha a divulgação da decisão.

“Estamos a rever a previsão de evolução da economia de ‘Estável’ para ‘Negativa’ e mantemos o rating da dívida soberana de longo e curto prazo em B- e B; a previsão de evolução negativa reflete a possibilidade de uma descida [do rating] se o alto peso da dívida pública tornar as necessidades de financiamento insustentáveis, ou se as pressões orçamentais ou externas levarem a défices gémeos mais prolongados que o previsto”, dizem os analistas da S&P.

No texto, a S&P diz que entre 2015 e 2018 “a dívida pública em proporção do PIB aumentou cerca de 40 pontos percentuais, de 45% para 87%” e acrescenta que Angola deve ter sofrido uma recessão de 1% em 2018, que deverá ser ultrapassada este ano, com um crescimento de 2%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

S&P baixa perspetiva de Angola para “Negativa”. Está preocupada com o nível de dívida pública

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião