Vacas também já têm o seu Tinder para encontrar parceiro

  • ECO
  • 11 Fevereiro 2019

Britânicos criaram aplicação para ajudar os criadores a encontrar reprodutores compatíveis, com fotografias e detalhes como a idade, localização e proprietários. Utilização tem som próprio: "muuu".

Em vésperas do dia dos namorados, o amor anda no ar. E não só para as pessoas. As vacas e os touros têm agora uma aplicação de telemóvel, uma espécie de Tinder, para encontrar o parceiro certo.

Uma startup britânica criou uma aplicação — a Tudder — para ajudar os criadores a encontrar reprodutores compatíveis para os seus animais, avança a Bloomberg (acesso livre, conteúdo em inglês). A aplicação mostra imagens dos vários animais acompanhadas de detalhes como idade, localização e proprietário. Os utilizadores — os donos dos animais — ouvem o som “muuu” quando deslizam para a direita para aceitar a sugestão ou quando deslizam para a esquerda para rejeitar os candidatos.

A Hectare, que concebeu a aplicação, diz que “procura unir os animais mais encabulados com as suas almas gémeas”. Vender animais usando as redes sociais pode acelerar um processo que muitas vezes implica o transporte dos animais para a procriação. “Tudder é uma nova plataforma de encontros, que ajuda os criadores de gado no Reino Unido a encontrar parceiros para procriação”, revela a descrição na App store.

Os criadores que deslizem para a direita na imagem de uma vaca em particular — ou grupo de vacas — são direcionados para o site da Hectare para a compra de gado, com a possibilidade de contactar o proprietário ou fazer uma proposta. O site apresenta informações sobre as características do animal e detalhes sobre a saúde do mesmo.

O perfil dos animais varia de informações mais factuais até descrições mais inspiradas e os agricultores podem restringir as suas pesquisas a animais orgânicos, com pedigree ou numa quinta na qual foi detetada tuberculose. Uma das vantagens da aplicação é evitar a deslocação dos animais às feiras de gado que, não só implicam grandes deslocações como, nas explorações mais pequenas, chegam a estar duas semanas parados.

A Hectare angariou mais de três milhões de libras (3,42 milhões de euros) junto de investidores, incluindo programas governamentais, ou celebridades como o tenista Andy Murray ou o escritor Richard Koch. Cerca de um terço dos agricultores britânicos usam o site Hectare para vender gado e cereais.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Vacas também já têm o seu Tinder para encontrar parceiro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião