Incertezas com o Brexit atrasam decisões de britânicos que procuram casa de férias em Portugal

O Algarve é uma das regiões mais procuradas pelos britânicos que querem comprar uma casa de férias em Portugal. A dificuldade em perceber qual será o desempenho do valor da libra atrasa a decisão.

O sul de Portugal é uma escolha frequente dos britânicos que procuram uma segunda casa, para passar férias. Mas as incertezas à volta da saída do Reino Unido da União Europeia, e consequentemente da direção que segue a moeda britânica, fazem atrasar as decisões daqueles que ponderam comprar uma casa no país.

Se vão trocar grandes quantias de libras para euros para comprar propriedades, muitos compradores querem ter maiores confirmações da direção para onde vai a libra”, explica Jamie Robinson, diretor de vendas imobiliárias no resort da Quinta do Lago, no Algarve, um dos locais que tem vários clientes britânicos, em entrevista à Bloomberg (acesso condicionado/conteúdo em inglês).

Apesar de o interesse não ter desaparecido completamente, e os residentes do Reino Unido continuarem a ser dos que mais visitam o país, a procura tem diminuído bastante, algo que se sente também noutros complexos na área. Na agência imobiliária Fine & Country Algarve tem-se verificado o desaparecimento dos pedidos por um imóvel abaixo de 500 mil euros por parte de britânicos.

Desta forma, parece que aqueles que necessitam de um empréstimo para a compra deverão ser os mais afetados, aponta Laurence Seward, presidente da empresa de recrutamento TMX Group que está a construir propriedades no sul de Portugal, à publicação. “Se és alguém que tem fundos disponíveis e estás à procura de uma segunda habitação no Algarve, vais fazer o negócio independentemente do Brexit“, afiança.

“Temos visto uma divisão crescente entre os compradores britânicos muito ricos e aqueles que não estão assim tão confortáveis, que puseram os planos em espera”, corrobora Zoe Hawker, da Fine & Country Algarve. Aqueles em dúvida podem até não estar à procura de uma segunda habitação, mas sim de se mudar mesmo para o país, uma decisão a ser feita até ao prazo de 29 de março, que Theresa May diz que quer cumprir.

Os proprietários de resorts e complexos naquela que é a zona mais procurada pelos compradores britânicos esperam que quando o impasse do Brexit se resolver, as vendas e o negócio voltem à normalidade.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Incertezas com o Brexit atrasam decisões de britânicos que procuram casa de férias em Portugal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião