HSBC falha estimativas de resultados. Ações caem quase 4%

O maior banco europeu em capitalização bolsista apresentou um aumento de 15,9% dos seus lucros. A subida fica no entanto aquém do esperado pelos analistas, o que condiciona o rumo das ações.

O desfecho do primeiro ano de John Flint nos comandos do HSBC não parece agradar aos mercados. O maior banco europeu reportou um aumento de 16% nos seus lucros, em 2018, mas aquém do esperado pelos analistas, com o HSBC a antecipar ainda um corte de investimento. As ações estão a sofrer por isso, recuando perto de 4%.

O HSBC divulgou nesta terça-feira que os seus lucros antes de impostos ascenderam a 19,9 mil milhões de dólares (17,6 mil milhões de euros) no ano passado, valor que representa um aumento de 15,9% face ao resultado de 2017, mas aquém do que o mercado antecipava. A média das estimativas de 17 analistas consultados pela Refinitiv apontava para que o banco tivesse fechado o ano passado com um resultado de 22 mil milhões de dólares.

O resultado do banco foi penalizado pelo aumento dos custos e pelos resultados alcançados no negócio de trading que foi penalizado pelo desempenho negativo dos mercados acionistas. O HSBC junta-se assim a outros bancos rivais, como o UBS, que se declaram afetados pela volatilidade dos mercados. “O comércio global mantêm-se sujeito a pressões políticas, e as diferenças entre a China e os Estados Unidos irão, provavelmente, continuar a marcar o sentimento em 2019”, declarou Mark Tucker, o presidente do banco, esta terça-feira.

Mas avizinham-se mais dificuldades para o banco, que alertou para mais danos este ano devido ao abrandamento da China e no Reino Unido.

John Flint, CEO do HSBC, adiantou que o banco poderá vir a recuar nos seus planos de investimento, visando cumprir com o compromisso que assumiu de aumentar mais as receitas do que os custos.

“Seremos proativos a gerir os custos e o investimento para fazer face aos riscos para o crescimento das receitas onde seja necessário, mas não vamos tomar decisões de curto prazo que penalizem os interesses de longo prazo para o negócio”, afirmou John Flint.

Os investidores não estão a receber com agrado todo este cenário. As ações do HSBC recuam 3,57% na bolsa de Londres.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

HSBC falha estimativas de resultados. Ações caem quase 4%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião