Sonae aposta em inteligência artificial para aumentar as vendas. Investe na ViSenze

A Sonae IM coliderou uma ronda de investimento de 20 milhões de dólares na ViSenze, uma empresa que alia a inteligência artificial com elementos visuais para levar os consumidores à compra.

A Sonae IM voltou às compras. O alvo desta vez foi a ViSenze, uma startup tecnológica de Singapura que alia a inteligência artificial ao poder da imagem para potenciar o comércio. A subsidiária portuguesa da Sonae coliderou uma ronda de investimento Series C de 20 milhões de dólares, em conjunto com a Gobi Partners, anunciou esta terça-feira.

Algoritmos e outras tecnologias ligadas à inteligência artificial têm ganhado grande relevância no comércio eletrónico e também em lojas físicas. Várias tecnológicas têm desenvolvido soluções que recorrem aos dados dos utilizadores e a elementos visuais para levarem os consumidores à compra, um exemplo de como a tecnologia tem ajudado as empresas a aumentarem o volume de vendas e a faturação.

Sem revelar o montante investido e a posição exata adquirida, a Sonae IM garante que a ViSenze, fundada em 2012, “tem passado por uma expansão global com mais de 80 trabalhadores” e conta com diversos escritórios na Europa, EUA e Ásia. “O atual financiamento será usado pela ViSenze para fornecer tecnologia avançada e verticalizada para o comércio com base em imagem, para retalhistas, marcas e empresas de media”, sublinha a empresa.

Em comunicado, a subsidiária da Sonae revela que a ViSenze tem parcerias com várias fabricantes de smartphones, como a Samsung, a LG e a Huawei. “As soluções para plataforma da empresa ligaram acima de 400 milhões de produtos de mais de 800 vendedores e retalhistas na sua rede global de afiliados”, indica a Sonae IM.

A ViSenze já não era alvo de uma injeção de capital desde 2016. Em setembro desse ano, oito investidores juntaram-se para dotar a startup de 10,5 milhões de dólares de capital fresco, entre os quais a Rakuten, que também participou na ronda anunciada esta terça-feira. A Rakuten é uma multinacional japonesa que fornece soluções tecnológicas para o comércio eletrónico.

Esta é a segunda operação de investimento anunciada pela Sonae IM este ano. Em meados de janeiro, o ramo de investimento do grupo Sonae anunciou a compra de uma posição maioritária na Excellium, uma empresa de cibersegurança com sede no Luxemburgo. Foi a décima empresa de segurança informática adquirida pela Sonae IM em cinco anos.

Contribua. A sua contribuição faz a diferença

Precisamos de si, caro leitor, e nunca precisamos tanto como hoje para cumprir a nossa missão. Que nos visite. Que leia as nossas notícias, que partilhe e comente, que sugira, que critique quando for caso disso. A contribuição dos leitores é essencial para preservar o maior dos valores, a independência, sem a qual não existe jornalismo livre, que escrutine, que informe, que seja útil.

A queda abrupta das receitas de publicidade por causa da pandemia do novo coronavírus e das suas consequências económicas torna a nossa capacidade de investimento em jornalismo de qualidade ainda mais exigente.

É por isso que vamos precisar também de si, caro leitor, para garantir que o ECO é económica e financeiramente sustentável e independente, condições para continuar a fazer jornalismo rigoroso, credível, útil à sua decisão.

De que forma? Contribua, e integre a Comunidade ECO. A sua contribuição faz a diferença,

Ao contribuir, está a apoiar o ECO e o jornalismo económico.

António Costa
Publisher do ECO

5€
10€
20€
50€

Comentários ({{ total }})

Sonae aposta em inteligência artificial para aumentar as vendas. Investe na ViSenze

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião