Advogados da EDP pediram nulidade do acórdão proferido por Ricardo Cardoso

  • ECO
  • 21 Fevereiro 2019

Os advogados da PLMJ, defesa de António Mexia e João Manso Neto, pediram a nulidade do acórdão por defenderem que a esposa de Ricardo Cardoso também já tomou decisões sobre este processo.

A defesa da EDP, representada pela PLMJ, apresentou esta quinta-feira um pedido de nulidade do mais recente acórdão do caso de Manuel Pinho, avança o Expresso. Os advogados da energética alegam que o juiz que decidiu este acórdão é casado com uma juíza que também já tomou decisões sobre este processo e que, por isso, este não devia ter participado no caso.

Esta terça-feira, o acórdão do juiz Ricardo Cardoso voltou a revogar a decisão do juiz Ivo Rosa, por este “estar fulminado por sucessivas nulidades insanáveis”. Mas o juiz do Tribunal da Relação de Lisboa foi mais longe e acusou mesmo Ivo Rosa de estar a obstruir a investigação do Ministério Público (MP) sobre suspeitas de corrupção envolvendo a EDP e o antigo ministro Manuel Pinho. Mas, para a defesa da EDP, este acórdão não é válido.

Os advogados de António Mexia e João Manso Neto defendem que a esposa de Ricardo Cardoso, Anabela Cardoso, já tinha subscrito um acórdão do processo 184/12 em 8 de maio de 2018, escreve o Expresso. A PLMJ, citando o Código Penal, refere que estes “não podem exercer funções”, a qualquer título, no mesmo processo juízes que sejam entre si cônjuges”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Advogados da EDP pediram nulidade do acórdão proferido por Ricardo Cardoso

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião