Revista de imprensa internacional

  • ECO
  • 22 Fevereiro 2019

Acionistas do BBVA preocupados com dado reputacional do "caso Villarejo". O francês Société Générale prepara-se para despedir milhares de funcionários.

O setor da banca está ativo em Espanha. Enquanto no BBVA os acionistas estão incomodados com o “caso Villarejo”, que está na mira do BCE e dos tribunais, o Abanca prepara o lançamento de uma oferta pública de aquisição (OPA) sobre o Liberbank. Já em banca o Société Générale deverá levar por diante um processo de restruturação com a eliminação de milhares de postos de trabalho. Já a Tesla contrarias as suas próprias previsões e antecipa a venda do Model 3 na China. Entretanto, os Estados Unidos decidem manter um contingente de 200 soldados na Síria, contrariando umas declarações de Trump em dezembro que davam conta de todos os militares daquele país.

El País

Acionistas do BBVA incomodados com “caso Villarejo”

A assembleia geral de acionistas do BBVA marcada para março promete ser tensa. Em causa está o mal-estar já demonstrado pelos grandes acionistas do banco devido ao “caso Villarejo”. Os acionistas temem o dano reputacional depois de serem conhecidos os resultados da investigação sobre as escutas supostamente contratadas pelo ex-comissário Villarejo durante a presidência de Francisco González. Caso está na mira do BCE e dos tribunais. Leia a notícia completa no El País (acesso livre/ conteúdo em espanhol).

Expansión

Abanca está a planear lançar uma OPA sobre Liberbank

Abanca está a planear lançar uma oferta pública de aquisição sobre o Liberbank tendo já feito uma aproximação aos principais acionistas da entidade para tentar a compra. Abanca propõe às fundações da Caja Asturias, Caja Extremadura e Caja Cantabria uma troca de ações, de modo a que estas permanecessem como acionistas de uma hipotética sociedade. O regulador espanhol suspendeu as ações das duas entidades. Leia a notícia completa no Expansión (acesso livre/ conteúdo em espanhol).

Reuters

Tesla antecipa lançamento do modelo 3 na China

As primeiras unidades do Model 3 da Tesla já começaram a chegar à China. A empresa sediada na Califórnia antecipou assim os prazos de entrega. A Tesla ajustou os preços e adicionou uma versão mais barata do modelo 3 à sua linha de produção para tornar os carros fabricados nos EUA mais acessíveis na China, como forma de contornar as tarifas de importação. Leia a notícia completa na Reuters (acesso livre/ conteúdo em inglês).

Bloomberg

Société Générale: milhares de empregos em risco no banco de investimento

O banco francês está a planear cortar milhares de empregos no banco de investimentos, numa tentativa de compensar a crescente pressão com os custos de regulação. Em paralelo, o banco está também à procura de um parceiro para o negócio. A Société Générale não quer, para já, fazer comentários sobre o tema. Leia a notícia completa na Bloomberg (acesso livre/ conteúdo em inglês).

The Wall Street Journal

Trump volta atrás e mantém 200 soldados na Síria

Os Estado Unidos vão manter uma pequena força de paz de cerca de 200 soldados na Síria, informou a Casa Branca. O anúncio foi feito depois de Trump ter tido uma conversa telefónica com homólogo turco. A decisão é um volte-face na decisão de Donald Trump, anunciada em dezembro que tinha demonstrado vontade de retirar todas as tropas americanas daquele país. Leia a notícia completa no The Wall Street Journal (acesso pago/ conteúdo em inglês).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Revista de imprensa internacional

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião