Theresa May abre a porta a votação de Brexit sem acordo

A primeira-ministra britânica diz que, se a 12 de março, o acordo for novamente rejeitado, o Parlamento poderá votar uma saída sem acordo, ou a extensão do artigo 50.

A primeira-ministra britânica abriu a porta ao voto no Parlamento a um Hard Brexit. O acordo com os termos atuais será votado até 12 de março, e Theresa May indica que, se esse for chumbado, os deputados poderão votar uma saída da União Europeia com ou sem acordo. E, se isso também falhar, e o Parlamento rejeitar uma saída sem acordo, vai a votos uma extensão das negociações.

A primeira-ministra assumiu o compromisso de levar a votos estas três opções, em declarações no Parlamento. Mas deixou claro que não defende a extensão do artigo 50, e que a intenção da oposição de apoiar um segundo referendo ao Brexit deixará o país “de volta à estaca zero”.

O voto à saída sem acordo acontecerá a 13 de março, caso os termos de May sejam chumbados, e a 14 de março segue-se a votação ao alargamento das negociações. A saída do Reino Unido da União Europeia está marcada para 29 de março, cerca de duas semanas depois destas votações.

A primeira-ministra britânica disse que uma extensão do prazo não resolveria o problema, e adiantou que está em negociações com Bruxelas, nomeadamente para encontrar outra solução para a fronteira com a Irlanda. May lembrou ainda que se estenderem a data de saída para junho, o Reino Unido teria de participar nas eleições europeias, que ocorrem de 23 a 26 de maio. “A credibilidade da nossa democracia está em jogo”, alertou May.

Theresa May deixou ainda garantias de que iria debruçar-se sobre os direitos dos trabalhadores. Deixa aberta a opção de fazer uma votação no Parlamento, sobre se o Reino Unido acompanhará a UE no sentido de aumentar ou modificar os direitos dos trabalhadores, em áreas como saúde ou segurança.

(Notícia atualizada às 13h40)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Theresa May abre a porta a votação de Brexit sem acordo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião