Estas são as dez maiores fundações do país. Gulbenkian é das maiores do mundo

Com mais de 2.500 milhões de euros em fundos próprios, a Fundação Calouste Gulbenkian lidera a lista das maiores fundações do país. Além disso, está ainda entre as 40 maiores do mundo.

São mais antigas do que a própria República. É preciso recuar ao Código Civil de 1867 para ler o primeiro código regulamentário para as fundações e, desde aí, estas organizações têm crescido um pouco por todo o país. De acordo com o Tribunal de Contas, uma auditoria ao serviço de reconhecimento de fundações determinou que, em 2011, havia 817 fundações em Portugal. Agora, esse número já subiu para as 884, avança a Forbes Portugal (acesso livre).

Ao todo, as quase nove centenas de fundações gerem mais de nove mil milhões de euros em ativos, com seis mil milhões de euros de capitais próprios. Cerca de nove em cada dez euros desse dinheiro pertence às 30 maiores organizações do país, e a Fundação Calouste Gulbenkian lidera a lista.

Criada em 1956 e liderada desde 2017 por Isabel Mota, a Fundação Calouste Gulbenkian tem 2.616 milhões de euros em fundos próprios. Aliás, a Calouste Gulbenkian é, não só a maior fundação portuguesa, como está, também, entre as 40 maiores do mundo.

Segue-se a Universidade do Porto, com 503 milhões de euros em capitais próprios, e cujo Orçamento do Estado continua a ser a maior fonte de entrada de dinheiro naquela que é também a maior universidade portuguesa. A Fundação Champalimaud, com tem 425 milhões de euros em fundos próprios, assume o terceiro lugar do pódio.

Estas são as dez maiores fundações de Portugal:

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Estas são as dez maiores fundações do país. Gulbenkian é das maiores do mundo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião