Liga dos Campeões leva Porto de prejuízos a lucros

O FC Porto teve lucros de 7,158 milhões no primeiro semestre da época desportiva 2018/19, contra prejuízos de 23,926 milhões no período homólogo. A participação na Champions ajudou nas receitas.

O FC Porto passou de prejuízos a lucros. A SAD dos dragões registou lucros de 7,158 milhões de euros no primeiro semestre desportivo da época 2018/2019, invertendo face aos prejuízos de 23,926 milhões no período homólogo. A participação na Champions, bem como a contabilização do contrato celebrado com a Altice para a cedência de direitos de transmissão televisiva, ajudou às contas do clube azul e branco.

Apesar de ter apresentado um acréscimo de custos, os resultados operacionais excluindo resultados com passes de jogadores aumentaram, atingindo os 32,894 milhões de euros, em resultado do crescimento das receitas operacionais, “devido ao aumento das receitas obtidas pela participação do FC Porto na edição 2018/2019 da UEFA Champions League e ao início da contabilização do contrato celebrado com a Altice, em dezembro de 2015, para a cedência de direitos de transmissão televisiva”, como especifica o comunicado enviado ao mercado nesta quinta-feira pelo clube.

Já no que respeita às rubricas relacionadas com passes de jogadores (amortizações e perdas por imparidade com passes e proveitos/custos com transações de passes), e à semelhança do período homólogo, o balanço é negativo. Este foi de 14,992 milhões de euros “por não se terem efetuado vendas de direitos desportivos de jogadores por valores relevantes neste 1.º semestre”, adianta a SAD dos dragões.

Ao atingir um resultado líquido positivo, o FC Porto conseguiu melhorar os seus capitais próprios que ainda assim se mantêm negativos. No final de 2018, estes estavam nos 31,509 milhões de euros, o que corresponde a uma melhoria de 6,611 milhões de euros face a junho de 2018.

O mesmo efeito positivo fez-se sentir no passivo total do clube. Este atinge agora os 397,415 milhões de euros, uma queda de 66,758 milhões de euros, “essencialmente devido à diminuição do valor global dos empréstimos, que foi reduzido em 59,091 milhões de euros face a junho de 2018”, adianta o FC Porto.

(Notícia atualizada às 18h12 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Liga dos Campeões leva Porto de prejuízos a lucros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião