Mais de 5.000 motoristas das plataformas eletrónicas já têm certificado

A partir desta sexta-feira, todos os motoristas são obrigados a ter um certificado emitido pelo Instituto da Mobilidade e dos Transportes. Dos quase 8.000 inscritos, 5.000 já têm certificação.

Há 5.036 motoristas das plataformas eletrónicas que já conseguiram obter o certificado emitido pelo Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT). São quase dois terços do total de motoristas que se inscreveram nos cursos de formação obrigatórios para que possam continuar a conduzir veículos de empresas como a Uber a partir de 1 de março.

De acordo com dados do IMT, disponibilizados ao ECO, existiam até esta quarta-feira, 27 de fevereiro, um total de 5.567 pedidos de certificação por parte de motoristas. Destes “5.093 foram deferidos e os restantes encontram-se em análise“, refere a entidade responsável pela emissão desse certificado.

Este número compara com o de motoristas que se inscreveram nos cursos. “Estavam inscritos nos cursos/ações de formação que decorreram até ao dia 27 de fevereiro inclusive, 7.889 formandos“, refere o IMT, salientando que existem um total de “352 cursos/ações de formação rodoviária para emissão de certificado de motorista de transporte individual e remunerado de passageiros em veículos descaracterizados a partir de plataforma eletrónica”.

A Lei da Uber, como ficou conhecida, entrou em vigor a 1 de novembro, tendo ficado estipulado um prazo de quatro meses para que os motoristas obtivessem a formação exigida. Esse prazo termina esta quinta-feira, 28 de fevereiro, estando os motoristas obrigados a ter esse curso a 1 de março para poderem continuar a conduzir estes veículos.

Quem não tiver certificado fica impedido de exercer a atividade, sendo essa uma realidade tanto para os motoristas como para os operadores. O IMT revela que foram feitos 3.434 pedidos de certificação de operadores “dos quais 3.161 foram deferidos e os restantes encontram-se em análise”. Quanto a plataformas, Chauffeur Privée (Kapten), Taxify, Cabify e Uber já têm certificado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Mais de 5.000 motoristas das plataformas eletrónicas já têm certificado

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião