Marcelo diz que leva a Angola uma mensagem de consolidação de um novo ciclo

  • Lusa
  • 4 Março 2019

Para o chefe de Estado português, trata-se de "um novo ciclo que corresponde, aliás, a um novo ciclo da vida política angolana e do relacionamento com Portugal".

O Presidente da República afirmou esta segunda-feira que a principal mensagem que leva para a visita a Angola é a consolidação de um “novo ciclo” a todos os níveis, que resulta de “um trabalho em tempo recorde”. Marcelo Rebelo de Sousa falava aos jornalistas no final de uma visita à Igreja de Nossa Senhora do Rosário, na Cidade Velha, em Cabo Verde.

Questionado sobre a principal mensagem que leva para a visita a Angola, o chefe de Estado disse que é “consolidar este novo ciclo a todos os níveis, económicos, financeiros, sociais, culturais, educativos e políticos, com um trabalho em tempo recorde, isto é, cerca de seis meses, em todos os domínios”.

“Trabalho na assinatura do que no final serão cerca de 50 acordos, começo e execução desses acordos, resultados efetivos em termos financeiros para os empresários portugueses e angolanos e, depois, uma cooperação em formação dos professores, em matéria de saúde, em domínios que vão desde administração interna à justiça, um pouco de tudo”, acrescentou.

Para o chefe de Estado português, trata-se de “um novo ciclo que corresponde, aliás, a um novo ciclo da vida política angolana e do relacionamento com Portugal”. Marcelo Rebelo de Sousa chegou a Cabo Verde no domingo à noite e partirá hoje à tarde para São Tomé, em escalas na viagem para Angola.

O Presidente português chegará a Luanda na terça-feira, para estar presente no aniversário do chefe de Estado angolano, que completa 65 anos, mas oficialmente a sua visita só começa no dia seguinte, o mais importante em termos de contactos políticos. Além de Luanda, Marcelo Rebelo de Sousa passará ainda pelas províncias de Benguela e Huíla. A visita terminará no sábado, 9 de março, data em que completa três anos de mandato.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Marcelo diz que leva a Angola uma mensagem de consolidação de um novo ciclo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião