Ninguém entra nem sai. PSI-20 mantém apenas 18 cotadas

A revisão anual ao índice foi publicada esta quinta-feira sem quaisquer alterações. Desde o verão de 2014 (quando saíram o BES e o ESFG) que o PSI-20 não tem 20 cotadas.

O PSI-20 vai manter apenas 18 cotadas nos próximos meses. Na revisão anual dos mercados da Euronext, conhecida esta quinta-feira, não há quaisquer alterações ao índice de referência da bolsa de Lisboa. A última alteração aconteceu há exatamente um ano, quando a tecnológica Novabase foi excluída e a industrial F. Ramada foi incluída.

“Não há alterações à composição do índice”, anunciou a gestora de índices, em comunicado. Além da revisão anual, em março, a Euronext faz três revisões trimestrais, em junho, setembro e dezembro. Assim, poderá haver mudanças apenas nestas alturas ou caso alguma empresa seja retirada da bolsa, em caso, por exemplo, de uma aquisição.

Apesar do número que lhe dá nome, há quase cinco anos que o PSI-20 não conta com 20 cotadas, sendo que as regras desta bolsa obrigam a que tenha pelo menos 18 empresas. Estas têm de cumprir determinados parâmetros: capitalização de mercado superior a 100 milhões de euros e 15% de free float. No entanto, se o número de cotadas ficar abaixo do limite, poderá haver exceções.

Desde a última revisão, entraram na bolsa de Lisboa duas empresas, que puseram fim a um período de dois anos em que se assistiram apenas a saídas. A fintech Raize (em julho) e a sociedade de investimento para o fomento da economia Flexdeal abriram o capital, mas a pequena dimensão não lhes permite chegar ao PSI-20. Em sentido contrário, saiu o BPI após a aquisição por parte do espanhol CaixaBank.

(Notícia atualizada às 18h20)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ninguém entra nem sai. PSI-20 mantém apenas 18 cotadas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião