Chrysler Building vendido a preço de saldo. Novos donos pagaram 150 milhões de dólares

Dois meses depois de ser colocado à venda, o famoso Chrysler Building, um dos mais altos de Nova Iorque, foi vendido à austríaca Signa Holding GmbH e ao fundo RFR Segurar.

Um dos edifícios mais altos de Nova Iorque foi vendido a preço de saldo. O famoso Chrysler Building, que tinha sido posto à venda em janeiro pelo fundo soberano de Abu Dhabi, passa agora para as mãos da maior imobiliária austríaca por 150 milhões de dólares (134 milhões de euros), um valor bastante abaixo daquele que o fundo pagou em 2008 por uma participação maioritária no edifício.

Bastaram apenas dois meses para este arranha-céus encontrar um novo proprietário. O Chrysler Building, em Nova Iorque, conquistou o interesse da austríaca Signa Holding GmbH que, através de uma joint-venture com o fundo imobiliário RFR Segurar, pagou 150 milhões por ele, avança a Reuters (conteúdo em inglês), citando fontes próximas do processo.

Chrysler BuildingPxhere

O valor pago terá dado prejuízo aos antigos proprietários — fundo soberano dos Emirados Árabes Unidos e a norte-americana Tishman Speyer –, uma vez que o fundo desembolsou, em 2008, 800 milhões de dólares (713 milhões de euros) para adquirir uma participação de 90% no capital do edifício.

A pesar no valor de venda estavam pontos como os custos de melhorias e manutenção do edifício com quase 90 anos. Além disso, os novos donos têm de pagar uma espécie de renda à escola Cooper Union, uma vez que o edifício está instalado num terreno que não é seu. O valor dessa renda aumentou para 32,5 milhões de dólares (29 milhões de euros) no ano passado e, de acordo com as projeções da Cooper Union, chegará aos 41 milhões de dólares (36,5 milhões de euros) em 2028.

A Signa Holding já costuma investir neste tipo de ativos — edifícios de referência em locais privilegiados. Por sua vez, o fundo RFR é proprietário de alguns dos mais prestigiados edifícios de escritórios em Manhattan, incluindo-se o Seagram Building e a Lever House, na Park Avenue. A parceria entre as duas entidades tem cerca de dois anos, altura em que a Signa comprou cinco importantes propriedades da RFR na Alemanha por 1,5 mil milhões de euros.

O Chrysler foi construído entre 1929 e 1930 pela Chrysler Corporation, de Walter P. Chrysler, e projetado por William Van Alen. O arranha-céu de 77 andares nasceu numa altura de grande competição para a construção de um dos arranha-céus mais altos do mundo.

Chegou a ser considerado o mais alto do mundo por um curto período de tempo antes de ser superado pelo Empire State Building, que foi concluído em 1931. Foi sede da Chrysler até 1953 e continuou a ser internacionalmente reconhecido devido à presença em filmes como “Independence Day” a “Spider-Man” e “Men in Black 3”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Chrysler Building vendido a preço de saldo. Novos donos pagaram 150 milhões de dólares

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião